22 de abr 2025
Cristãos celebram Páscoa em Ramallah e Gaza, apesar das dificuldades e conflitos atuais
Cristãos palestinos celebram a Páscoa em meio a restrições e conflitos, com eventos marcantes em Ramallah e Jerusalém, apesar da guerra em Gaza.
Cristãos palestinos celebram a ressurreição nas ruas da Cisjordânia. (Foto: eastern_christians)
Ouvir a notícia:
Cristãos celebram Páscoa em Ramallah e Gaza, apesar das dificuldades e conflitos atuais
Ouvir a notícia
Cristãos celebram Páscoa em Ramallah e Gaza, apesar das dificuldades e conflitos atuais - Cristãos celebram Páscoa em Ramallah e Gaza, apesar das dificuldades e conflitos atuais
Cristãos palestinos celebram Páscoa em meio a restrições e guerra
Centenas de cristãos celebraram a Páscoa em Ramallah, na Cisjordânia, e em Jerusalém, apesar das dificuldades impostas pelo conflito entre Israel e Hamas. A celebração ocorreu em um contexto de restrições e bloqueio na região, especialmente em Gaza.
Em Ramallah, cidade a dez quilômetros ao norte de Jerusalém, os cristãos encheram as ruas e igrejas para celebrar a ressurreição de Cristo. O grupo The Christians Of The East descreveu a atmosfera festiva, com sinos de igrejas ecoando e escoteiros em desfiles pelas ruas.
Celebrações limitadas em Gaza
Na Faixa de Gaza, a celebração ocorreu na Igreja Ortodoxa Grega de São Porfírio, em meio à destruição e à escassez de suprimentos. Muitos fiéis cancelaram reuniões familiares devido ao medo de novos bombardeios, conforme relatado pela Al Jazeera.
Culto especial em Jerusalém
Em Jerusalém, o Patriarca Ortodoxo Grego, Teófilo III, presidiu um culto especial na Igreja do Santo Sepulcro. A cerimônia contou com a presença de líderes cristãos e um número limitado de fiéis, devido às restrições israelenses e aos postos de controle militares na Cidade Velha.
A Páscoa foi a segunda celebrada desde o início da guerra entre Israel e Hamas, em outubro de 2023. Em Gaza, o bloqueio israelense impediu rituais como a chegada do Fogo Sagrado de Jerusalém, mas as orações foram realizadas nas igrejas locais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.