24 de abr 2025
João Paulo orienta cristãos com TDAH a desenvolver hábitos de leitura e oração na fé
João Paulo oferece orientações para cristãos com TDAH, destacando a importância de adaptar a espiritualidade e superar a culpa.
Imagem ilustrativa. (Foto: Unsplash/Kelly Sikkema)
Ouvir a notícia:
João Paulo orienta cristãos com TDAH a desenvolver hábitos de leitura e oração na fé
Ouvir a notícia
João Paulo orienta cristãos com TDAH a desenvolver hábitos de leitura e oração na fé - João Paulo orienta cristãos com TDAH a desenvolver hábitos de leitura e oração na fé
O autor e evangelista João Paulo compartilhou recentemente dicas para cristãos diagnosticados com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e outras neurodivergências. Em uma postagem no Instagram, ele abordou como esses indivíduos podem desenvolver hábitos de leitura da Bíblia e oração, destacando a necessidade de abandonar a culpa.
João Paulo explicou que pessoas com TDAH enfrentam dificuldades em manter a atenção em atividades que exigem concentração, como as práticas espirituais. “Tarefas extremamente repetitivas e que requerem muita concentração podem ser um desafio”, afirmou. Ele ressaltou que a dificuldade em se conectar com Deus pode ser mal interpretada como falta de fé ou pecado, quando, na verdade, pode estar relacionada a questões químicas no cérebro.
Sugestões Práticas
O autor apresentou cinco sugestões para ajudar cristãos neurodivergentes a fortalecer sua fé. A primeira é abandonar a vergonha por não conseguir o mesmo desempenho que pessoas neurotípicas. “A comparação pode estar sufocando o florescimento de sua espiritualidade”, destacou.
Na segunda dica, ele sugere ver a neurodivergência como um "espinho na carne", semelhante ao que o apóstolo Paulo descreveu. “Isso pode ser um lembrete da sua dependência de Deus”, disse. As próximas sugestões incluem encontrar novas formas de buscar a Deus, como optar por melodias calmas em vez de canções agitadas e praticar a leitura da Bíblia com um fundo musical instrumental.
Enfoque na Espiritualidade
Por fim, João lembrou que o devocional não deve ser visto como uma meta de desempenho. “Você não precisa performar em seus devocionais. Estar aos pés de Jesus é o que realmente importa”, concluiu. O autor, que também é fundador do Movimento "Céu na Terra" e da Escola 2414, tem enfrentado desafios de saúde mental, mas tem encontrado cura através de tratamento e oração.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.