Vida

Missa em latim atrai fiéis em busca de tradição e espiritualidade em São Paulo

Fiéis buscam conexão espiritual em missas em latim em São Paulo, destacando rituais tradicionais e um ambiente sagrado.

O padre José Henrique do Carmo celebra missa em latim na capela Santa Luzia e Menino Jesus, no centro de São Paulo (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)

O padre José Henrique do Carmo celebra missa em latim na capela Santa Luzia e Menino Jesus, no centro de São Paulo (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)

Ouvir a notícia

Missa em latim atrai fiéis em busca de tradição e espiritualidade em São Paulo - Missa em latim atrai fiéis em busca de tradição e espiritualidade em São Paulo

0:000:00

Na capela Menino Jesus e Santa Luzia, em São Paulo, a missa em latim atrai fiéis em busca de um ambiente mais sagrado. Celebrada pelo padre José Henrique do Carmo, a cerimônia ocorre de segunda a sexta-feira, às 8h30, e resgata tradições da Igreja Católica.

Mulheres de véu e fiéis com idades entre 50 e 80 anos marcam presença nas celebrações. Na manhã de quinta-feira, 8 de agosto, doze pessoas participaram, com a maioria sendo mulheres. As orações são ditas em latim, e a congregação responde em uníssono, criando um clima de reverência.

Denise Gomes, farmacêutica aposentada de 57 anos, frequenta as missas semanalmente. Para ela, os ritos tradicionais ajudam na concentração. “É mais tranquilo aqui. A gente tem que ver o sagrado que está ali na frente e não se distrair dele”, afirma. Desde que começou a frequentar a capela, decidiu estudar latim para acompanhar melhor as celebrações.

Leonardo Bezerra, aposentado de 71 anos, também participa das missas. Ele destaca que, mesmo sem fluência no idioma, consegue acompanhar com um folheto que traz a tradução em português. “Frequentando as celebrações na língua, pude ver como começaram esses ritos e me ligar ainda mais com a religião”, diz.

Historicamente, o latim foi a língua oficial das missas católicas desde o século 16, após o Concílio de Trento. O rito tridentino, que unificou as práticas religiosas, foi reautorizado em 2007 pelo papa Bento 16. Em 2021, o papa Francisco impôs novas regras, exigindo autorização específica de bispos para a celebração.

O padre José Henrique do Carmo explica que, embora a missa siga rigorosamente as tradições, partes podem ser feitas em português. “As pessoas gostam do místico, do que não entendemos”, afirma. A capela Menino Jesus e Santa Luzia está localizada na Rua Tabatingüera, 104, no bairro da Sé.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela