14 de jul 2025
Bolsonaro se declara vítima do 'sistema' antes de parecer sobre sua condenação
Bolsonaro enfrenta alegações finais da PGR e pode ser condenado a até 43 anos de prisão em caso de trama golpista.

Bolsonaro faz post antes de parecer que pode pedir sua condenação e se coloca como vítima do 'sistema' (Foto: Reprodução/X/@jairbolsonaro)
Ouvir a notícia:
Bolsonaro se declara vítima do 'sistema' antes de parecer sobre sua condenação
Ouvir a notícia
Bolsonaro se declara vítima do 'sistema' antes de parecer sobre sua condenação - Bolsonaro se declara vítima do 'sistema' antes de parecer sobre sua condenação
O ex-presidente Jair Bolsonaro publicou uma mensagem nas redes sociais nesta segunda-feira, 14, afirmando que o "sistema" busca destruí-lo e silenciar seus opositores. A declaração coincide com a apresentação das alegações finais da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre sua condenação em um caso de suposta trama golpista, onde ele é réu.
Bolsonaro, que enfrenta cinco acusações, incluindo tentativa de abolição do estado democrático de direito e organização criminosa, declarou que seus adversários tentam desestabilizá-lo até fisicamente. Em sua mensagem, ele criticou o Judiciário e a imprensa, afirmando que a oposição busca implementar um "sonho ideológico nefasto" no Brasil. "Se hoje fazem isso comigo, amanhã será com você", alertou o ex-presidente aos seus apoiadores.
Contexto Legal
A PGR deve solicitar a condenação de Bolsonaro, que pode enfrentar até 43 anos de prisão se as penas forem aplicadas cumulativamente. Além dele, outros sete réus estão envolvidos, incluindo figuras militares e ex-ministros, considerados parte do "núcleo crucial" da organização criminosa, segundo a PGR.
O prazo para que os réus apresentem suas alegações finais é de 15 dias. O tenente-coronel Mauro Cid, que fechou um acordo de delação premiada, será o primeiro a se manifestar. Após isso, os demais réus também terão um período conjunto para protocolar suas defesas.
Expectativas do Julgamento
Após a apresentação das alegações, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, elaborará seu voto e o julgamento ocorrerá na Primeira Turma do STF. A expectativa é que o processo seja apreciado até setembro, considerando o cumprimento dos requisitos legais. A decisão da Corte pode ter um impacto significativo na situação legal de Bolsonaro e nos desdobramentos políticos no Brasil.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.