14 de jul 2025
Pablo Iglesias deixa cargo de professor na Complutense após não conseguir vaga
Pablo Iglesias deixa a Universidade Complutense e se dedica a novos projetos educacionais, incluindo um curso online de análise política.

Apresentação do último livro de Pablo Iglesias na Taberna Garibaldi de Madrid. (Foto: Santi Burgos)
Ouvir a notícia:
Pablo Iglesias deixa cargo de professor na Complutense após não conseguir vaga
Ouvir a notícia
Pablo Iglesias deixa cargo de professor na Complutense após não conseguir vaga - Pablo Iglesias deixa cargo de professor na Complutense após não conseguir vaga
Pablo Iglesias, exvicepresidente do Governo e líder de Podemos, anunciou que não continuará como professor na Universidade Complutense de Madrid. A decisão foi comunicada em uma postagem na rede social X, onde ele explicou que não foi selecionado em um novo concurso para professor associado, apesar de ter obtido a maior pontuação em um processo seletivo anterior, em 2022.
Iglesias se apresentou a três vagas para lecionar disciplinas como sistema político espanhol e análise política, mas o tribunal avaliador considerou que outros candidatos possuíam melhor experiência profissional. Ele destacou que, em 2022, sua experiência foi avaliada de forma mais favorável. O ex-líder de Podemos já havia enfrentado dificuldades em um primeiro processo seletivo, onde todos os candidatos foram excluídos.
Durante os últimos três anos, Iglesias lecionou em diversos cursos de graduação e pós-graduação, uma experiência que ele descreveu como "maravilhosa". Ele expressou gratidão aos alunos e colegas, afirmando que a docência é sua principal vocação. Para o futuro, Iglesias planeja criar um curso online de análise política e continuará a lecionar no Diploma Superior de Educação Mediática e Comunicação Política do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO).
Desde que deixou a política em 2021, após as eleições autonômicas de Madrid, Iglesias tem se dedicado a novos projetos, como Canal Red e a Taberna Garibaldi. Em sua mensagem, ele enfatizou que, embora não haverá mais orlas por um tempo, seguirá se dedicando ao ensino e à formação de novos cursos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.