14 de jul 2025
União Europeia é solicitada a agir contra crimes de ódio a cristãos
Observatório para a Liberdade Religiosa na Espanha pede ação urgente da União Europeia contra crimes de ódio anticristãos.

Fachada do edifício da União Europeia. (Foto: Antonia Hausen/Flickr)
Ouvir a notícia:
União Europeia é solicitada a agir contra crimes de ódio a cristãos
Ouvir a notícia
União Europeia é solicitada a agir contra crimes de ódio a cristãos - União Europeia é solicitada a agir contra crimes de ódio a cristãos
Um grupo de direitos religiosos na Espanha está exigindo que a União Europeia crie um Coordenador Especial para combater crimes de ódio contra cristãos. A solicitação foi feita à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em resposta ao aumento alarmante de ataques anticristãos na Europa.
O Observatório para a Liberdade Religiosa na Espanha (OLRC) registrou 2.444 incidentes de crimes de ódio em 35 países europeus, conforme o relatório “Relatório sobre Intolerância e Discriminação Contra Cristãos na Europa 2024”. O documento inclui 232 ataques pessoais, como assédio e violência física. A presidente da OLRC, María García, destacou a necessidade de ações efetivas, comparando a situação à luta contra o antissemitismo e a islamofobia.
Recentemente, a OLRC mencionou episódios alarmantes, como a invasão de um homem na Basílica do Sagrado Coração em Paris, que gritou um slogan jihadista, e um ataque incendiário a uma igreja na Baviera. Além disso, o brutal assassinato de Diego Valencia Contreras, um sacristão em Algeciras, em janeiro de 2023, e o ataque a um frade em Valência, em novembro do mesmo ano, foram citados como exemplos da crescente hostilidade anticristã.
Ação Necessária
García afirmou que a União Europeia não pode ignorar esses crimes e que é essencial que a Comissão Europeia reconheça a gravidade da situação. A OLRC está mobilizando cidadãos europeus para assinar uma petição que exige proteção efetiva dos direitos fundamentais, especialmente a liberdade religiosa. A criação de um Coordenador Especial é vista como uma medida urgente para coordenar políticas eficazes contra a cristofobia e garantir a coexistência pacífica na Europa.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.