14 de jul 2025
Homem resgata baleia presa em rede de pesca em SC; Ibama investiga o caso
Ibama investiga homem que soltou rede de pesca presa em baleia franca austral, afirmando que intervenção não era necessária.

Rede presa à baleia foi retirada por homem em Palhoça (SC) (Foto: Redes sociais/ Reprodução)
Ouvir a notícia:
Homem resgata baleia presa em rede de pesca em SC; Ibama investiga o caso
Ouvir a notícia
Homem resgata baleia presa em rede de pesca em SC; Ibama investiga o caso - Homem resgata baleia presa em rede de pesca em SC; Ibama investiga o caso
Um homem foi flagrado soltando uma rede de pesca presa em uma baleia-franca-austral e seu filhote em Palhoça, na Grande Florianópolis. O incidente ocorreu no sábado, 12 de agosto, e foi registrado em vídeo, que rapidamente se tornou viral nas redes sociais. As imagens mostram o homem se aproximando da baleia com uma prancha e utilizando um remo para retirar o apetrecho.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está investigando a conduta do homem, afirmando que a intervenção não era necessária. Segundo a avaliação técnica realizada, a rede se desprenderia naturalmente, sem a necessidade de intervenção humana. O superintendente do Ibama em Santa Catarina, Paulo Maués, destacou que a rede estava presa de forma leve e não interferia no comportamento natural da baleia, como a amamentação do filhote.
A baleia e seu filhote foram avistados pela equipe do ProFRANCA na quinta-feira, 10 de agosto, na praia da Ponta do Papagaio. A equipe monitorava a situação e observou que a rede estava presa nas calosidades da cabeça da fêmea, indicando que ela poderia ter passado por uma rede maior. O comportamento da baleia era compatível com o esperado para a espécie durante o período reprodutivo.
O vídeo da soltura gerou uma onda de comentários nas redes sociais, com mais de 80 mil visualizações e mais de 500 comentários, a maioria elogiando a atitude do homem. O Ibama, por sua vez, reforçou que intervenções em animais silvestres devem ser realizadas apenas por órgãos competentes, visando a segurança e o bem-estar dos animais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.