Breaking News

18 de jul 2025

Sapo com poderes psicodélicos enfrenta risco de extinção por exploração humana

Pesquisadores alertam sobre a extinção iminente do sapo do deserto de Sonora devido à captura predatória e mudanças climáticas.

Sapo do deserto de Sonora, também conhecido como sapo do rio Colorado (Foto: Rodolfo Vega Littlewood/NYT)

Sapo do deserto de Sonora, também conhecido como sapo do rio Colorado (Foto: Rodolfo Vega Littlewood/NYT)

Ouvir a notícia

Sapo com poderes psicodélicos enfrenta risco de extinção por exploração humana - Sapo com poderes psicodélicos enfrenta risco de extinção por exploração humana

0:000:00

O sapo do deserto de Sonora, famoso por suas secreções psicodélicas, enfrenta um grave risco de extinção. Desde sua identificação em 1967, a espécie, também chamada de sapo do rio Colorado, era pouco conhecida fora de seu habitat. Contudo, o aumento da captura para uso recreativo e terapêutico, especialmente após 2014, resultou em um declínio acentuado de suas populações.

Pesquisadores, como Anny Ortiz, do Instituto Usona, alertam que a exploração do sapo para obter o composto 5-MeO-DMT, um potente psicodélico, está levando a espécie à beira da extinção. "Em pouco mais de uma década, colocamos essa espécie em risco em nome da cura e expansão da consciência", afirmou Ortiz. Além da captura, a perda de habitat e as mudanças climáticas contribuem para o que ela descreve como um "triplo golpe" para a sobrevivência do sapo.

Aumento da Demanda e Seus Efeitos

O interesse crescente por drogas psicodélicas, impulsionado pela mídia, fez com que muitos buscassem as secreções do sapo. Relatos de que a "medicina do sapo" era uma prática indígena antiga não têm respaldo científico, segundo Ortiz. A realidade é que a demanda levou a práticas predatórias, com fazendeiros mexicanos mantendo sapos em condições precárias para atender ao mercado.

Entre 2020 e 2024, Ortiz e a professora Georgina Santos-Barrera realizaram pesquisas em Sonora e Chihuahua, onde encontraram cerca de 400 sapos adultos e 2.000 juvenis. No entanto, várias populações estavam em declínio, e os sapos encontrados eram significativamente menores, o que compromete a reprodução da espécie.

Consequências Ecológicas

A diminuição das populações de sapos do deserto de Sonora pode ter impactos ecológicos sérios. Eles desempenham papéis cruciais no controle de insetos e na cadeia alimentar. Ortiz observou um aumento de insetos que atacam plantações, indicando que a ausência dos sapos está afetando o equilíbrio ecológico.

Com a espécie sem proteção no México e listada como de "menor preocupação" pela União Internacional para a Conservação da Natureza, pesquisadores planejam solicitar uma reavaliação do status de conservação do sapo. Além disso, esperam que isso leve o México a implementar medidas de proteção nacional.

Os Estados Unidos também estão considerando regulamentações internacionais para o comércio do sapo, com uma votação prevista para novembro. No entanto, Ortiz enfatiza que é fundamental persuadir os usuários de psicodélicos a abandonarem o uso das secreções do sapo, já que alternativas sintéticas estão disponíveis.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela