Brasileiro supera dificuldades e conquista cargo de destaque na Nasa
Engenheiro brasileiro lidera telecomunicações interplanetárias da Nasa e desenvolve tecnologias para missões em Marte e Europa.

Engenheiro brasileiro Luciano Camilo Alexandre é responsável pelas comunicações da Nasa em missões interplanetárias (Foto: JPL/Nasa)
Ouvir a notícia:
Brasileiro supera dificuldades e conquista cargo de destaque na Nasa
Ouvir a notícia
Brasileiro supera dificuldades e conquista cargo de destaque na Nasa - Brasileiro supera dificuldades e conquista cargo de destaque na Nasa
Luciano Camilo Alexandre, engenheiro brasileiro de 40 anos, lidera as telecomunicações interplanetárias da Nasa, coordenando 40 missões espaciais. Ele atua no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), onde desenvolve tecnologias para a missão Artemis e futuras explorações em Europa.
Natural de Ipameri, Goiás, Alexandre formou-se em Engenharia Elétrica no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Sua trajetória na Nasa começou em agosto de 2021, quando decidiu se candidatar a uma vaga após quase desistir da carreira. Após duas entrevistas, ele foi contratado e, em um ano e meio, tornou-se líder do grupo responsável pela comunicação das missões.
Atualmente, Alexandre gerencia a alocação de frequências para comunicação com espaçonaves, garantindo que não haja interferências entre as missões em andamento. Ele destaca a responsabilidade de sua função, especialmente em missões críticas, como as que envolvem Marte. Além disso, sua equipe está desenvolvendo novas tecnologias para a missão Artemis, que visa levar humanos de volta à Lua em 2027.
Inovações Tecnológicas
A missão Artemis busca criar um ambiente sustentável na Lua, preparando o caminho para futuras explorações em Marte. Alexandre e sua equipe estão trabalhando para implementar serviços como wi-fi e telefone celular para os astronautas, utilizando tecnologias adaptadas ao ambiente lunar.
Além disso, o engenheiro pesquisa novas formas de comunicação para futuras missões em Europa, a lua de Júpiter. Recentemente, ele e sua equipe realizaram testes no Alasca para simular as condições de comunicação sob o gelo, essenciais para uma eventual missão ao oceano subterrâneo dessa lua.
Com um papel fundamental nas telecomunicações interplanetárias, Alexandre exemplifica a contribuição brasileira na exploração espacial, destacando-se em um campo altamente técnico e desafiador.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.