Breaking News

24 de jul 2025

Brasileiros enfrentam impactos negativos das mudanças climáticas, aponta pesquisa

Estudo revela que 81% dos brasileiros sofreram com fenômenos climáticos, destacando desigualdade entre raças e classes sociais.

Metade dos entrevistados pela pesquisa disseram que enfrentaram alagamentos na rua em que moram ou trabalham (Foto: Lauro Alves/Secom)

Metade dos entrevistados pela pesquisa disseram que enfrentaram alagamentos na rua em que moram ou trabalham (Foto: Lauro Alves/Secom)

Ouvir a notícia

Brasileiros enfrentam impactos negativos das mudanças climáticas, aponta pesquisa - Brasileiros enfrentam impactos negativos das mudanças climáticas, aponta pesquisa

0:000:00

Uma pesquisa realizada pela PwC Brasil e pelo Instituto Locomotiva revela que 81% da população brasileira enfrentou fenômenos climáticos nos últimos cinco anos. Os dados mostram que os impactos são desiguais, afetando mais intensamente pessoas negras e de baixa renda.

Entre os entrevistados, 49% relataram alagamentos em suas residências ou locais de trabalho, enquanto 46% enfrentaram racionamento ou falta de água. Além disso, 38% ficaram presos em casa ou em estabelecimentos devido a enchentes. Apesar do aumento da conscientização sobre as mudanças climáticas, apenas 32% dos brasileiros conhecem o conceito de justiça climática, com maior familiaridade entre jovens e pessoas com ensino superior.

Desigualdade e Justiça Climática

Mauricio Colombari, sócio e líder de ESG na PwC Brasil, destaca que as consequências das mudanças climáticas não são sentidas de maneira igual. Mulheres, pessoas negras, comunidades indígenas e indivíduos de baixa renda são os mais afetados devido a desigualdades socioeconômicas históricas. Ele ressalta a necessidade urgente de políticas públicas que considerem essas disparidades ao abordar a adaptação e mitigação climática.

O estudo também aponta uma desconfiança significativa em relação às informações científicas sobre mudanças climáticas, com 54% dos entrevistados questionando a veracidade dos dados. Colombari enfatiza que a transparência e o diálogo são essenciais para engajar a sociedade e promover mudanças efetivas. A justiça climática deve garantir que os impactos das mudanças climáticas sejam distribuídos de forma equitativa, protegendo os grupos mais vulneráveis.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela