25 de jul 2025
VSR em idosos com comorbidades eleva risco de morte, revela pesquisa recente
Idosos com comorbidades enfrentam risco elevado de complicações graves por VSR, evidenciando a urgência de medidas preventivas e vacinas.

VSR pode ser fatal em pacientes idosos, principalmente os que têm doenças crônicas, dizem especialistas (Foto: Witoon/Adobe Stock)
Ouvir a notícia:
VSR em idosos com comorbidades eleva risco de morte, revela pesquisa recente
Ouvir a notícia
VSR em idosos com comorbidades eleva risco de morte, revela pesquisa recente - VSR em idosos com comorbidades eleva risco de morte, revela pesquisa recente
O vírus sincicial respiratório (VSR) tem se mostrado uma ameaça significativa para a saúde pública, especialmente entre idosos com comorbidades. Um levantamento realizado por especialistas em infectologia, epidemiologia e pneumologia revela que esses pacientes apresentam maior risco de internação e óbito devido a complicações como pneumonia. Os dados analisados, que abrangem o período de 2013 a 2023, foram extraídos do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (SIVEP-Gripe).
Os números são alarmantes: entre os 3.384 casos registrados, a maioria das internações envolveu idosos com doenças cardiovasculares (64,2%), diabetes (32%) e doença pulmonar obstrutiva crônica (26,5%). O infectologista Clovis Arns da Cunha destaca que, atualmente, o VSR é a segunda virose mais comum causadora de pneumonia grave em pacientes acima de 60 anos, perdendo apenas para a gripe. A taxa de internação hospitalar por VSR entre idosos aumentou de 0,5 para 1,86 por 100 mil habitantes desde 2019, com um pico em 2022.
Desafios no Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico do VSR é complicado, pois seus sintomas se assemelham aos de outras viroses respiratórias. Além disso, a disponibilidade de testes rápidos para detecção do vírus é limitada. Enquanto testes para gripe e covid são facilmente encontrados, os exames para VSR não estão amplamente acessíveis. A baixa cobertura vacinal também é uma preocupação, uma vez que as vacinas atualmente estão disponíveis apenas na rede privada.
O Ministério da Saúde informou que a aquisição de vacinas para o VSR está em andamento, com previsão de entrega de 1,8 milhão de doses para gestantes no último trimestre de 2025. No entanto, não há previsão para a vacinação de idosos. A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) lançou a campanha “Protegido você vai longe” para alertar sobre os riscos do VSR em idosos e a importância da prevenção.
Medidas Preventivas
O VSR é transmitido por gotículas respiratórias e contato com superfícies contaminadas. Para evitar a propagação do vírus, os especialistas recomendam o uso de máscara e álcool em gel, especialmente durante os meses mais frios. O infectologista Marcelo Otsuka ressalta que, embora o VSR possa ocorrer durante todo o ano, há um pico sazonal no outono e inverno.
Diante da gravidade da situação, a prevenção se torna essencial, já que não há tratamento específico para o VSR. Os cuidados incluem hidratação, alimentação adequada e suporte respiratório, quando necessário. A letalidade em casos graves pode chegar a 30%, especialmente entre os idosos com comorbidades.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.