27 de jul 2025
Menos da metade dos vacinados contra dengue retorna para a 2ª dose necessária
Menos de 50% dos jovens vacinados contra a dengue retornam para a segunda dose, levando o governo a considerar novas estratégias.

Vacina Qdenga, usada na campanha de vacinação contra a dengue no Brasil (Foto: AFP)
Ouvir a notícia:
Menos da metade dos vacinados contra dengue retorna para a 2ª dose necessária
Ouvir a notícia
Menos da metade dos vacinados contra dengue retorna para a 2ª dose necessária - Menos da metade dos vacinados contra dengue retorna para a 2ª dose necessária
O Brasil enfrenta desafios na campanha de vacinação contra a dengue, iniciada em 2024, que visa imunizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em áreas prioritárias. A adesão à segunda dose está aquém do esperado, com menos da metade dos vacinados retornando para completar o esquema. Apenas os estados do Rio de Janeiro e do Distrito Federal superaram 50% de retorno.
Dados de 15 estados mostram que, em 13 deles, menos da metade dos jovens que receberam a primeira dose voltou para a segunda. No Pará, por exemplo, apenas 12,3% do público-alvo foi vacinado após um ano de campanha. A vacinação tem sido dificultada pela baixa procura desde o início, com muitos estados não alcançando 50% de cobertura na primeira dose.
Estoque de Vacinas e Estratégias
O Ministério da Saúde informou que já foram aplicadas mais de 5,7 milhões de doses, sendo 4 milhões de primeiras doses e 1,7 milhão de segundas. Mais de um milhão de frascos estão estocados, levando o governo a considerar a ampliação da faixa etária para 16 anos em alguns estados, como Goiás e Santa Catarina, para evitar o desperdício.
A comunicação sobre a vacinação também é um fator crítico. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, destacou que a falta de uma estratégia unificada e a interrupção da vacinação em escolas após reações alérgicas dificultam o avanço da campanha. O Ministério da Saúde ajustou as orientações para permitir a vacinação em escolas, desde que haja estrutura adequada para emergências.
Desafios e Futuro da Vacinação
A farmacêutica responsável pela vacina não consegue atender à demanda nacional, resultando em uma estratégia de vacinação restrita. O governo já adquiriu 15,5 milhões de doses para 2024 e 2025, mas a baixa adesão e a necessidade de busca ativa por vacinados ainda são desafios a serem superados. A situação epidemiológica e a quantidade de vacinas disponíveis serão consideradas para futuras decisões sobre a ampliação da vacinação.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.