Breaking News

01 de ago 2025

Foguete australiano desaba 14 segundos após lançamento; assista ao vídeo do acidente

Gilmour Space analisa dados do foguete Eris após falha no lançamento, buscando aprimorar tecnologia espacial australiana e impulsionar a indústria local

Foguete Eris permaneceu 14 segundos no ar antes de voltar ao solo (Foto: Gilmour Space/Divulgação)

Foguete Eris permaneceu 14 segundos no ar antes de voltar ao solo (Foto: Gilmour Space/Divulgação)

Ouvir a notícia

Foguete australiano desaba 14 segundos após lançamento; assista ao vídeo do acidente - Foguete australiano desaba 14 segundos após lançamento; assista ao vídeo do acidente

0:000:00

O foguete Eris, desenvolvido pela Gilmour Space, foi lançado em 30 de setembro a partir do Bowen Orbital Spaceport, em Queensland, Austrália. O modelo, que tem 23 metros de altura e pesa 30 toneladas, caiu apenas 14 segundos após a decolagem. Apesar da falha, a empresa considera o evento um avanço significativo para a indústria espacial australiana.

A Gilmour Space, que visa oferecer lançamentos de pequenos satélites a um custo reduzido, destacou que o foguete foi em grande parte projetado e construído na Austrália, com um orçamento muito menor do que o de empresas de lançamento globais. O CEO Adam Gilmour afirmou que passar pela torre de lançamento foi um marco importante, demonstrando a capacidade do país em desenvolver tecnologia espacial localmente.

O governo australiano investiu 5 milhões de dólares no projeto através do Programa de Crescimento Industrial. O Ministro da Indústria e Inovação, Tim Ayres, comentou que as lições aprendidas com o lançamento irão impulsionar a Gilmour e o ecossistema espacial, criando novas oportunidades de emprego e crescimento econômico.

Os dados iniciais indicam que a ignição, decolagem e propulsão do primeiro estágio funcionaram corretamente até a anomalia. A equipe da Gilmour Space está agora analisando os dados do voo, conhecido como TestFlight 1, para entender a causa da falha e aplicar as lições aprendidas no próximo veículo, que já está em produção. O próximo lançamento está previsto para ocorrer em 6 a 8 meses.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela