Breaking News

03 de ago 2025

Vulcão na Rússia entra em erupção pela primeira vez em 450 anos após terremoto

Erupção do vulcão Kracheninnikov gera alerta após terremoto de magnitude 8,8 e evacuação em países do Pacífico.

Ponto vermelho no mapa mostra local exato em que o tremor de magnitude 8,8 foi registrado, na costa leste da Rússia (Foto: USGS)

Ponto vermelho no mapa mostra local exato em que o tremor de magnitude 8,8 foi registrado, na costa leste da Rússia (Foto: USGS)

Ouvir a notícia

Vulcão na Rússia entra em erupção pela primeira vez em 450 anos após terremoto - Vulcão na Rússia entra em erupção pela primeira vez em 450 anos após terremoto

0:000:00

O vulcão Kracheninnikov, na Península de Kamchatka, na Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em 450 anos, emitindo uma coluna de cinzas que alcançou 6.000 metros de altura. O evento ocorreu poucos dias após um terremoto de magnitude 8,8, que provocou alertas de tsunami e a evacuação de milhões de pessoas ao longo do Pacífico, incluindo países como Japão, Havaí, México, Colômbia e Equador.

A erupção do Kracheninnikov, que se ergue a mais de 1.800 metros, foi confirmada pelo escritório local do Ministério de Situações de Emergência. A nuvem de cinzas se dispersou em direção ao Oceano Pacífico, mas não há áreas habitadas ou turistas em sua trajetória. A região, conhecida por sua intensa atividade sísmica, abriga cerca de 30 vulcões ativos e é um ponto de encontro entre as placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte.

Contexto Histórico

A última erupção registrada do Kracheninnikov remonta a 1550, um período em que o Brasil ainda era uma colônia portuguesa e os Estados Unidos não existiam. A reativação do vulcão ocorre após a erupção do Kliuchevskoi, o vulcão mais alto da Eurásia, que também se manifestou na mesma região.

Os danos mais significativos do terremoto foram observados em Severo-Kurilsk, onde um tsunami devastou o porto e submergiu uma instalação pesqueira. Este terremoto é considerado o mais forte desde 2011, quando um tremor de magnitude 9,1 atingiu a costa do Japão, resultando em um tsunami que causou a morte de 15 mil pessoas.

A Península de Kamchatka, além de sua atividade vulcânica, é um destino popular para turistas que buscam explorar suas montanhas e parques naturais, repletos de vida selvagem, como ursos e salmões.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela