Big techs apostam em energia nuclear para atender demanda da inteligência artificial
Gigantes da tecnologia buscam energia nuclear para sustentar o crescimento da inteligência artificial e atender à demanda crescente por eletricidade

Segundo especialistas, essa “corrida nuclear” pode gerar aumentos nas tarifas para os demais consumidores (Foto: Georgia Powers)
Ouvir a notícia:
Big techs apostam em energia nuclear para atender demanda da inteligência artificial
Ouvir a notícia
Big techs apostam em energia nuclear para atender demanda da inteligência artificial - Big techs apostam em energia nuclear para atender demanda da inteligência artificial
A crescente demanda por inteligência artificial (IA) está levando gigantes da tecnologia a buscar fontes de energia sustentáveis, como a energia nuclear. Empresas como Meta, Amazon e Google estão investindo na aquisição de usinas nucleares e firmando contratos para garantir energia para seus data centers.
De acordo com a Agência Internacional de Energia, espera-se que o consumo de energia dos data centers nos Estados Unidos aumente em até 130% até 2030. Para atender a essa demanda, a Meta anunciou a compra de uma usina em Illinois, que começará a operar em junho de 2027, por meio de um contrato de 20 anos com a Constellation Energy. Essa iniciativa visa apoiar os projetos de IA da empresa.
Além disso, as empresas estão explorando a possibilidade de reativar usinas nucleares antigas. Nos EUA, cerca de 24 usinas estão em mercados não regulamentados, representando uma oportunidade para dar nova vida a instalações que correm risco de desativação. A energia nuclear é vista como uma solução viável, pois gera eletricidade sem emissões diretas de carbono, ao contrário de outras fontes renováveis que dependem de condições climáticas.
A Amazon também está investindo em energia nuclear, com contratos que superam R$ 2,8 bilhões para pequenos reatores modulares, enquanto o Google firmou um acordo com a Kairos Power para abastecer seus data centers. O diretor-sênior de energia e clima do Google destacou que essa abordagem é essencial para manter o crescimento sustentável da IA.
A corrida por energia nuclear pode impactar as tarifas de eletricidade, com operadoras podendo receber remuneração próxima ao dobro da média do mercado. Essa nova fase na busca por energia limpa reflete a necessidade urgente de atender à demanda crescente por tecnologia e, ao mesmo tempo, minimizar os impactos ambientais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.