Breaking News

16 de jul 2025

Laboratório recorre ao STJ para prorrogar patente do Ozempic antes de expirar

Novo Nordisk aguarda decisão do STJ sobre extensão da patente da semaglutida, que pode impactar o mercado de genéricos em 2024.

Farmacêutica do Ozempic busca estender prazo da patente na Justiça. (Foto: Edilson Dantas / O Globo)

Farmacêutica do Ozempic busca estender prazo da patente na Justiça. (Foto: Edilson Dantas / O Globo)

Ouvir a notícia

Laboratório recorre ao STJ para prorrogar patente do Ozempic antes de expirar - Laboratório recorre ao STJ para prorrogar patente do Ozempic antes de expirar

0:000:00

A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk aguarda uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) sobre um recurso que visa estender a patente da semaglutida, princípio ativo do Ozempic. A proteção atual expira em 20 de março de 2024, permitindo que outras empresas lancem genéricos e similares a preços reduzidos.

O pedido de extensão foi protocolado em dezembro de 2021, após o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) levar 13 anos para analisar a patente. A solicitação foi negada em instâncias inferiores, levando a Novo Nordisk a recorrer ao STJ em julho de 2023. O recurso, no entanto, não foi aceito para julgamento. Em janeiro de 2024, a empresa apresentou um Agravo em Recurso Especial, que ainda aguarda análise pela ministra Maria Isabel Gallotti.

Implicações da Decisão

Se o STJ decidir não julgar o recurso ou se a prorrogação for negada, a Novo Nordisk poderá enfrentar uma concorrência significativa de medicamentos genéricos, que, segundo estudos, costumam ser 59% mais baratos que os de referência. A farmacêutica argumenta que a longa análise do Inpi resultou em um usufruto reduzido da patente, apenas 35% do tempo total.

Fernando Aith, diretor do Centro de Pesquisas em Direito Sanitário da USP, explica que, embora a patente tenha proteção a partir do depósito do pedido, a Justiça brasileira tem respeitado o prazo de 20 anos de validade. Aith observa que a discussão sobre a extensão da patente é uma estratégia conhecida como evergreening, que busca manter a validade da patente indefinidamente.

Contexto Internacional

A Novo Nordisk defende que o Brasil adote mecanismos que garantam segurança jurídica para patentes, citando exemplos de países como Chile e México, que implementaram compensações de prazo. A farmacêutica ressalta que a inovação é fundamental para a indústria farmacêutica e que a existência de genéricos depende do desenvolvimento de medicamentos originais.

Caso o STJ não aceite o recurso, a empresa poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), embora a possibilidade de manter a patente até a decisão final seja remota. A situação permanece em aberto, com implicações significativas para o mercado de medicamentos no Brasil.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela