26 de jul 2025
EUA questionam o Pix e despertam interesse das grandes empresas de tecnologia
Big techs pedem "Pix para todos" em meio a investigações dos EUA sobre tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

Bruno Peres (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
EUA questionam o Pix e despertam interesse das grandes empresas de tecnologia
Ouvir a notícia
EUA questionam o Pix e despertam interesse das grandes empresas de tecnologia - EUA questionam o Pix e despertam interesse das grandes empresas de tecnologia
Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, revelou que as big techs solicitaram um sistema de "Pix para todos" durante uma reunião realizada na segunda-feira (21). O pedido surge em um contexto de investigações nos Estados Unidos sobre práticas comerciais do Brasil, que incluem tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
As discussões sobre o Pix, sistema de pagamento instantâneo, estão em alta, especialmente com a pressão internacional. As investigações americanas visam práticas consideradas "desleais", e o sistema de pagamentos é um dos pontos destacados. Essa ofensiva ocorre em meio a uma política comercial agressiva do governo de Donald Trump.
Alckmin enfatizou a importância do Pix para a inclusão financeira e a modernização do comércio. As big techs, ao pedirem a expansão do sistema, buscam facilitar transações e aumentar sua presença no mercado brasileiro. O governo brasileiro, por sua vez, está atento às demandas do setor tecnológico, que vê no Pix uma oportunidade de crescimento.
A situação se complica com as tarifas impostas por Trump, que visam proteger a indústria americana. A combinação de pressões externas e internas pode moldar o futuro das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, especialmente no que diz respeito à tecnologia e inovação.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.