01 de ago 2025
Eduardo Bolsonaro solicita bloqueio total das contas de Moraes ao governo dos EUA
Eduardo Bolsonaro busca apoio dos EUA para congelar contas de Alexandre de Moraes, gerando polêmica e críticas no Judiciário

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Eduardo Bolsonaro solicita bloqueio total das contas de Moraes ao governo dos EUA
Ouvir a notícia
Eduardo Bolsonaro solicita bloqueio total das contas de Moraes ao governo dos EUA - Eduardo Bolsonaro solicita bloqueio total das contas de Moraes ao governo dos EUA
A ofensiva de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, intensificou-se após a imposição de sanções pela Lei Magnitsky. Na última sexta-feira (1º), o deputado licenciado se encontrou com representantes do Departamento de Estado dos EUA para solicitar um bloqueio total das contas bancárias de Moraes. Eduardo argumentou que os bancos brasileiros não estão aplicando as sanções de forma adequada.
Durante a reunião, o deputado apresentou traduções de reportagens que sugeriam uma interpretação restrita das sanções, afirmando que apenas transações em dólar estariam suspensas. No entanto, os representantes americanos esclareceram que as restrições se aplicam a qualquer operação financeira, independentemente da moeda utilizada. A CNN Brasil apurou que, sob pressão de Eduardo, os EUA podem notificar diretamente os bancos no Brasil, exigindo o congelamento das contas de Moraes, sob pena de sanções às instituições que mantiverem vínculos com ele.
Reação do Judiciário
A atuação de Eduardo foi criticada pelo ministro Gilmar Mendes, que, durante a abertura dos trabalhos do Judiciário, a classificou como um "ato de traição à pátria". Mendes afirmou que os ataques à soberania nacional são incentivados por "radicais inconformados com a derrota eleitoral". O discurso foi interpretado como uma resposta direta a Eduardo, que se posiciona nos EUA em favor da anistia a golpistas e contra o julgamento de seu pai pela tentativa de golpe de Estado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.