Breaking News

29 de jul 2025

MEC estabelece novas diretrizes para a renegociação de dívidas do Fies

Estudantes inadimplentes do Fies poderão renegociar dívidas em até 180 parcelas, com isenção de juros, até dezembro de 2026.

Prédio do Ministério da Educação em Brasília (Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo)

Prédio do Ministério da Educação em Brasília (Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo)

Ouvir a notícia

MEC estabelece novas diretrizes para a renegociação de dívidas do Fies - MEC estabelece novas diretrizes para a renegociação de dívidas do Fies

0:000:00

O Ministério da Educação (MEC) anunciou novas regras para a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), visando apoiar estudantes com dificuldades financeiras. As normas, publicadas na Resolução nº 64/2025, permitem que os alunos inadimplentes há mais de 90 dias possam quitar suas dívidas em até 180 parcelas mensais, com um valor mínimo de R$ 200 por parcela.

As novas condições incluem isenção total de juros e multas por atraso, mas a renegociação se aplica apenas ao saldo devedor do financiamento. Valores referentes a coparticipação com universidades, seguros prestamistas ou taxas bancárias devem ser tratados diretamente com as instituições de ensino. O prazo para solicitar a renegociação vai de 1º de novembro de 2025 a 31 de dezembro de 2026.

Benefícios e Restrições

A medida é direcionada a estudantes que enfrentam dificuldades financeiras, com o objetivo de facilitar a regularização de suas situações. Além disso, a resolução também abrange contratos cujas dívidas foram assumidas pelo Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies). Contudo, o descumprimento das novas regras pode resultar na inclusão do estudante e de seus fiadores em cadastros de restrição de crédito.

Até o final de 2026, as solicitações para que o FG-Fies cubra dívidas inadimplidas estarão suspensas. O Fies, um programa do governo federal, financia graduações em instituições privadas, com o pagamento iniciado após a conclusão do curso, ajustado à realidade financeira do beneficiário.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela