29 de jul 2025
São Paulo e Flamengo lideram com as torcidas mais femininas do Brasil, diz pesquisa
Flamengo lidera a participação feminina no futebol brasileiro, com 19,7%, enquanto São Paulo busca atrair mais torcedoras.

Torcida do Flamengo presente no Maracanã (Foto: Adriano Fontes/Flamengo)
Ouvir a notícia:
São Paulo e Flamengo lideram com as torcidas mais femininas do Brasil, diz pesquisa
Ouvir a notícia
São Paulo e Flamengo lideram com as torcidas mais femininas do Brasil, diz pesquisa - São Paulo e Flamengo lideram com as torcidas mais femininas do Brasil, diz pesquisa
A pesquisa O GLOBO/Ipsos-Ipec revela que a presença feminina no futebol brasileiro ainda é baixa, mas alguns clubes se destacam. O Flamengo lidera com 19,7% de torcedoras, enquanto o São Paulo apresenta 5,6%. Apesar de iniciativas para atrair mulheres, a participação feminina nos estádios permanece limitada.
Historicamente, o futebol no Brasil é dominado por homens, refletindo-se nas torcidas e nos quadros de sócio-torcedor. O Flamengo, com a maior torcida do país, tem 48% de mulheres entre seus torcedores, superando a média geral de 21,2%. O vice-presidente de marketing do clube, Ricardo Hinrichsen, destaca a importância de entender o perfil feminino para desenvolver estratégias que atendam a esse público.
O São Paulo, por sua vez, busca aumentar a participação feminina com ações como parcerias com aplicativos de transporte e espaços de acolhimento. Apesar disso, o percentual de mulheres entre os sócios-torcedores ainda é baixo, variando entre 10% e 15%. A socióloga Leda Maria da Costa aponta que o futebol historicamente excluiu as mulheres, dificultando sua inserção.
Entre os clubes fora do top 5, o Santos apresenta um viés masculino acentuado, com apenas 1% de menções femininas. A pesquisa foi realizada entre 5 e 9 de junho de 2025, com 2.000 entrevistados em 132 municípios, e apresenta uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.