NotíciasInternacional

23 de jan 2025

TPI lamenta sanções dos EUA e defende sua independência e imparcialidade

O Tribunal Penal Internacional (TPI) lamentou sanções dos EUA, ameaçando sua autonomia. Sanções foram aprovadas após mandados de prisão contra Netanyahu e Yoav Gallant. TPI alerta que sanções podem prejudicar investigações sobre crimes em Gaza. Donald Trump restabeleceu ordem que pode permitir futuras sanções ao TPI. O TPI processa crimes de guerra e contra a humanidade, buscando justiça global.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

TPI lamenta sanções dos EUA e defende sua independência e imparcialidade - TPI lamenta sanções dos EUA e defende sua independência e imparcialidade

0:000:00

O Tribunal Penal Internacional (TPI) expressou, nesta quinta-feira (22), sua preocupação com tentativas de comprometer sua independência. A declaração surge após os Estados Unidos aprovarem sanções ao tribunal em resposta aos mandados de prisão emitidos contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e seu ex-ministro da Defesa, Yoav Gallant, por supostos crimes de guerra em Gaza. Israel nega as acusações.

A Câmara dos Representantes dos EUA votou a favor das sanções neste mês, após o TPI emitir os mandados. Em seu primeiro dia no cargo, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que restabeleceu uma norma anterior, que pode fundamentar futuras sanções ao TPI. Até o momento, não foram anunciadas sanções específicas.

O TPI alertou que sanções contra o tribunal e seu pessoal, assim como a qualquer um que os apoie, podem prejudicar investigações em andamento. O órgão reiterou que "lamenta qualquer tentativa de minar a independência, integridade e imparcialidade do tribunal".

O TPI é um tribunal permanente que processa indivíduos por crimes de guerra, crimes contra a humanidade, genocídio e crime de agressão. A decisão de buscar mandados contra autoridades israelenses foi baseada em uma avaliação do promotor, que considerou haver evidências suficientes para prosseguir, visando prevenir crimes em andamento.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela