Breaking News

18 de jun 2025

EUA anunciam evacuação voluntária para cidadãos americanos em Israel

EUA preparam evacuação de cidadãos em Israel enquanto Irã adverte sobre consequências de intervenções militares.

Míssil é lançado do Irã a Israel, no sexto dia de conflito (Foto: ATTA KENARE / AFP)

Míssil é lançado do Irã a Israel, no sexto dia de conflito (Foto: ATTA KENARE / AFP)

Ouvir a notícia

EUA anunciam evacuação voluntária para cidadãos americanos em Israel - EUA anunciam evacuação voluntária para cidadãos americanos em Israel

0:000:00

Os Estados Unidos anunciaram a preparação para a evacuação voluntária de seus cidadãos em Israel, no sexto dia de um intenso conflito com o Irã. O embaixador americano em Jerusalém, Mike Huckabee, informou que a operação inclui voos e rotas marítimas para aqueles que desejam deixar o país.

A escalada do conflito se deu após bombardeios israelenses em instalações nucleares iranianas, que Israel justificou como uma medida para impedir o avanço do programa nuclear do Irã. O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, fez advertências severas, afirmando que o Irã "nunca se renderá" e que qualquer intervenção militar dos EUA resultará em "danos irreparáveis".

Repatriação de Cidadãos

Diversos países europeus também iniciaram operações de repatriação. A Alemanha planeja retirar cerca de 200 cidadãos em voos fretados a partir da Jordânia. A Itália e a Grécia estão organizando voos semelhantes, enquanto a Polônia e a Bulgária já começaram a repatriar seus nacionais. A Grécia já trouxe de volta 105 pessoas.

O presidente americano, Donald Trump, adotou um tom ambíguo sobre uma possível intervenção militar, afirmando que "pode ser que o faça, pode ser que não". Ele mencionou que o Irã havia sugerido enviar representantes à Casa Branca para negociações, mas considerou que "já é tarde demais".

Impacto nas Negociações

Os bombardeios interromperam as negociações entre os EUA e o Irã, que visavam restaurar um acordo nuclear em troca de alívio nas sanções econômicas. Os EUA negam envolvimento no ataque inicial e reafirmam a intenção de buscar uma solução diplomática, apesar das declarações de Trump que indicam uma possível mudança de postura.

A situação continua a evoluir, com a comunidade internacional monitorando de perto os desdobramentos do conflito e as ações de repatriação em andamento.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela