25 de jun 2025
China denuncia tentativa da CIA de recrutar cidadãos por meio das redes sociais
China denuncia CIA por tentar recrutar cidadãos através de vídeos nas redes sociais, intensificando as tensões entre as potências.

Cartazes em Pequim alertam para risco de espionagem estrangeira (Foto: Marcelo Ninio)
Ouvir a notícia:
China denuncia tentativa da CIA de recrutar cidadãos por meio das redes sociais
Ouvir a notícia
China denuncia tentativa da CIA de recrutar cidadãos por meio das redes sociais - China denuncia tentativa da CIA de recrutar cidadãos por meio das redes sociais
A China acusou a Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos de tentar recrutar cidadãos chineses através de vídeos nas redes sociais. A denúncia foi feita nesta quarta-feira, 25 de outubro, pelo Ministério da Segurança do Estado chinês, que classificou a ação como uma "manobra amadora" e uma provocação política.
Os vídeos, publicados em maio, foram descritos pelo ministério como anúncios de emprego que visam convencer pessoas a espionar para os EUA. "Esses dois 'anúncios de emprego' cuidadosamente elaborados expõem a lógica absurda e a paranoia delirante das agências de inteligência dos EUA", afirmou a pasta em sua conta oficial no WeChat.
O diretor da CIA, John Ratcliffe, comentou que os vídeos tinham como objetivo "recrutar funcionários chineses para ajudar os Estados Unidos". A China já havia condenado as publicações anteriormente, considerando-as uma provocação política flagrante.
As tensões entre os Estados Unidos e a China têm aumentado nos últimos anos, com ambos os países se acusando mutuamente de espionagem. Essa nova acusação da China reflete um padrão contínuo de desconfiança e rivalidade entre as duas potências.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.