22 de jul 2025
Donos de grandes felinos escondem animais durante repressão no Paquistão
Governo paquistanês impõe novas regras para posse de grandes felinos após ataque de leão e investiga criação ilegal de animais.

Este filhote foi resgatado pelos rangers da vida selvagem de Punjab durante uma operação nos arredores de Lahore (Foto: BBC)
Ouvir a notícia:
Donos de grandes felinos escondem animais durante repressão no Paquistão
Ouvir a notícia
Donos de grandes felinos escondem animais durante repressão no Paquistão - Donos de grandes felinos escondem animais durante repressão no Paquistão
O governo do Paquistão intensificou a repressão à posse de grandes felinos, como leões e tigres, após um ataque de um leão em Lahore. As novas regras exigem que os proprietários paguem uma taxa de registro de 50 mil rúpias paquistanesas (cerca de 176 dólares) por animal e limitem a posse a 10 grandes felinos de no máximo duas espécies. As propriedades devem ser abertas ao público, e as infrações podem resultar em multas de até 200 mil rúpias e penas de até sete anos de prisão.
Historicamente, a posse de grandes felinos no Paquistão é um símbolo de status, exacerbada pela popularidade nas redes sociais. Fayyaz, um dos maiores comerciantes de leões do país, possui 26 felinos em sua propriedade, considerada a maior em mãos privadas. Ele afirma que os animais estão felizes, mas as novas regulamentações o forçam a repensar sua operação.
As autoridades estão investigando a criação ilegal de felinos. Em uma recente operação, cinco filhotes de leão foram encontrados em condições precárias, e o proprietário fugiu antes da chegada dos oficiais. Os filhotes foram levados para um zoológico em Lahore para cuidados médicos. O diretor geral de Vida Selvagem e Parques, Mubeen Ellahi, expressou preocupação com o número de felinos não declarados, estimando que 30 a 40% dos leões em Punjab não serão registrados voluntariamente.
Além disso, a prática de inbreeding entre os felinos é comum, o que pode levar à eutanásia de alguns animais devido a problemas de saúde. A situação é crítica, e as autoridades reconhecem que a fiscalização deve ser intensificada para lidar com o problema da posse ilegal de grandes felinos no país. Grupos de direitos dos animais pedem por soluções mais eficazes, como santuários, em vez de zoológicos, para garantir o bem-estar dos animais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.