04 de ago 2025
Japan House SP apresenta exposição sobre os horrores da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki
Exposição na Japan House São Paulo destaca a luta pela paz e memória histórica com origamis e relatos de sobreviventes dos bombardeios atômicos

Foto disponível na exposição 'Heiwa, um apelo de paz', que mostra o monumento da menina Sadako (Foto: Prefeitura de Hiroshima/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Japan House SP apresenta exposição sobre os horrores da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki
Ouvir a notícia
Japan House SP apresenta exposição sobre os horrores da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki - Japan House SP apresenta exposição sobre os horrores da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki
A Japan House São Paulo inaugura a exposição "Heiwa, um apelo de paz" em homenagem aos 80 anos dos bombardeios atômicos sobre Hiroshima e Nagasaki. A mostra, que ocorre de 6 a 31 de agosto, reúne documentos, imagens e origamis, promovendo uma reflexão sobre a paz e a memória histórica.
Entre os destaques da exposição, está o tsuru original dobrado por Sadako Sasaki, uma menina que se tornou símbolo da luta contra as armas nucleares após tentar dobrar mil origamis com o desejo de se curar da leucemia, consequência da radiação da bomba. A mostra também apresenta 94 desenhos de crianças de diversos países, selecionados no concurso internacional Peaceful Towns, e um poema de Ayako Morita, uma hibakusha que narra os impactos da guerra.
Atividades Interativas
Durante a exposição, a Japan House receberá doações de tsurus de papel de 15x15 cm, que serão enviados ao Parque Memorial da Paz de Hiroshima. Além disso, oficinas gratuitas de origami para crianças ocorrerão nos dias 17 e 31 de agosto, às 11h e 14h, mediante inscrição no site da instituição.
Imagens atuais de Hiroshima e Nagasaki também fazem parte da mostra, apresentadas por meio de monóculos fotográficos. As fotos, cedidas por associações de turismo locais, mostram o renascimento das cidades, que hoje são centros urbanos com áreas verdes e memoriais. No centro da exposição, uma instalação de origamis em forma de oleandros, flores que brotaram após o ataque nuclear, simboliza a esperança e a reconstrução.
A entrada para a exposição é grátis e pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h, na av. Paulista, 52, Bela Vista, região central de São Paulo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.