NotíciasPolítica

20 de mai 2025

Irmãos acusados de ameaçar ministro do STF são colocados em prisão domiciliar

Irmãos acusados de ameaçar ministro do STF ganham prisão domiciliar após um ano de detenção; defesa destaca falta de provas consistentes.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Irmãos acusados de ameaçar ministro do STF são colocados em prisão domiciliar - Irmãos acusados de ameaçar ministro do STF são colocados em prisão domiciliar

0:000:00

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu colocar os irmãos Raul Fonseca de Oliveira, 42 anos, e Oliveirino de Oliveira Júnior, 47, em prisão domiciliar. Eles estavam detidos há quase um ano sob suspeita de ameaçar a família do ministro por meio de e-mails agressivos.

As mensagens, que totalizaram 41 comunicações, foram enviadas entre abril e maio do ano passado e continham conteúdo violento, mencionando a rotina do casal e afirmando que os autores estavam vigiando os familiares de Moraes. A investigação, que tramita sob sigilo, foi conduzida pela Polícia Federal.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se a favor da substituição da prisão por medidas cautelares, destacando a ausência de novas condutas delituosas. Com a nova decisão, os irmãos deverão usar tornozeleira eletrônica e estão proibidos de acessar redes sociais, se comunicarem entre si ou concederem entrevistas. Além disso, não poderão deixar a cidade onde residem sem autorização judicial.

A defesa dos irmãos comemorou a decisão, ressaltando a falta de provas consistentes que os vinculem ao envio das ameaças. O advogado Darlan Almeida afirmou que a liberdade domiciliar é um passo importante para corrigir o que considera um excesso. Ele destacou que a PGR não apresentou denúncia contra os irmãos, evidenciando a fragilidade das suspeitas.

Este caso é um desdobramento do inquérito das fake news, que investiga ameaças a integrantes da Corte e suas famílias. Em novembro do ano passado, os irmãos foram indiciados pelo crime de abolição violenta do Estado democrático de direito, com pena prevista de quatro a oito anos de prisão.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela