22 de mai 2025
Ex-comandante do Exército se diz surpreso com exoneração por Lula
Ex comandante do Exército, Júlio Cesar de Arruda, desconhece razões de sua exoneração após 21 dias e sugere perguntas ao presidente Lula.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Ex-comandante do Exército se diz surpreso com exoneração por Lula
Ouvir a notícia
Ex-comandante do Exército se diz surpreso com exoneração por Lula - Ex-comandante do Exército se diz surpreso com exoneração por Lula
O ex-comandante do Exército Júlio Cesar de Arruda afirmou que não tem conhecimento sobre os motivos de sua exoneração, ocorrida após apenas 21 dias de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), Arruda sugeriu que a questão deve ser direcionada a quem o nomeou e exonerou.
Arruda, que foi convocado como testemunha na ação penal relacionada à tentativa de golpe de Estado, destacou que a responsabilidade pela sua saída não é dele. "Não sei. Essa pergunta eu acho que não cabe ser feita a mim. Tem que fazer a quem me nomeou e quem me exonerou," declarou.
O general foi o primeiro a assumir o comando do Exército no governo Lula, sendo demitido em 21 de janeiro de 2023. Sua exoneração foi atribuída, em parte, à resistência em revogar a indicação do tenente-coronel Mauro Cid para liderar uma unidade de elite do Exército. Essa nomeação foi posteriormente revista pelo atual comandante, Tomás Paiva.
Além disso, Arruda enfrentou críticas dentro do governo por sua hesitação em desmobilizar um acampamento em frente ao Quartel General do Exército, que se tornou um ponto de tensão após os atos golpistas. A prisão dos manifestantes ocorreu apenas no dia seguinte aos eventos, o que gerou mais controvérsias sobre sua gestão.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.