16 de jun 2025
Correios disponibilizam consulta de reembolso de descontos do INSS a partir de hoje
A consulta sobre contestações de descontos indevidos começa na próxima segunda feira, com prazos para devolução de valores.
Agência dos Correios, em Brasília — Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Ouvir a notícia:
Correios disponibilizam consulta de reembolso de descontos do INSS a partir de hoje
Ouvir a notícia
Correios disponibilizam consulta de reembolso de descontos do INSS a partir de hoje - Correios disponibilizam consulta de reembolso de descontos do INSS a partir de hoje
A partir de segunda-feira, aposentados e pensionistas do INSS poderão consultar respostas sobre contestações de descontos indevidos em seus benefícios nas agências dos Correios. Essa ação é uma resposta a 3,2 milhões de pessoas que não reconhecem vínculos com entidades associativas que realizaram os descontos.
Os beneficiários que já procuraram os canais de atendimento há mais de 15 dias poderão verificar a situação de suas contestações. Até o momento, 97% dos requerentes solicitaram a devolução dos valores descontados. O INSS estima que cerca de 4 milhões de pessoas foram afetadas por esses descontos, totalizando R$ 5,9 bilhões entre março de 2020 e março de 2025.
Como Funciona a Consulta
Os aposentados devem acessar o aplicativo Meu INSS ou se dirigir a uma unidade dos Correios. No aplicativo, é possível verificar qual associação realizou o desconto e confirmar ou contestar o vínculo. Caso não tenha autorizado, o segurado poderá solicitar a devolução dos valores.
As associações contestadas terão um prazo de 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização para os descontos. Se não conseguirem comprovar, terão mais 15 dias úteis para devolver os valores ao governo, que fará o ressarcimento aos beneficiários.
Contexto das Fraudes
A investigação sobre os descontos não autorizados foi intensificada após uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, que revelou um esquema de fraudes envolvendo R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. O governo suspendeu todos os acordos que previam descontos nas aposentadorias, visando proteger os direitos dos segurados.
Os beneficiários que não receberam notificações sobre os descontos podem consultar o aplicativo Meu INSS para verificar sua situação. O processo de contestação é simples e pode ser feito digitalmente ou nas agências dos Correios, garantindo maior transparência e agilidade no atendimento.



Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.