26 de jul 2025
PM da Rota é investigado após morte de investigador em favela de SP
Polícia Civil investiga policiais militares após morte de investigador em operação; afastamento cautelar é determinado pela Justiça.

Imagens de câmera corporal mostram PM atirando contra policial civil por engano em SP (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
PM da Rota é investigado após morte de investigador em favela de SP
Ouvir a notícia
PM da Rota é investigado após morte de investigador em favela de SP - PM da Rota é investigado após morte de investigador em favela de SP
A Polícia Civil de São Paulo executou, neste sábado (26), mandados de busca e apreensão contra dois policiais militares envolvidos na morte do investigador Rafael Moura da Silva. O incidente ocorreu na favela do Fogaréu, onde Moura foi confundido com um criminoso e atingido por disparos de um policial militar.
O sargento Marcus Augusto Costa Mendes, apontado como o responsável pelos tiros, foi indiciado por homicídio doloso e tentativa de homicídio qualificado, já que outro policial civil também foi ferido. O segundo policial investigado, Robson Santos Barreto, estava presente durante a ocorrência. As buscas foram realizadas nas residências dos dois e em seus armários no quartel da Rota.
Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu um celular, um notebook e a arma de Mendes, enquanto com Barreto foram recolhidos um celular e um notebook. A Justiça negou o pedido de prisão preventiva, mas determinou o afastamento cautelar dos policiais por 90 dias. A Corregedoria da Polícia Militar também investiga o caso.
Imagens da câmera corporal do sargento mostram o momento em que ele atira em Moura, confundindo-o com um suspeito. O investigador foi atingido por três tiros e, após cinco dias internado, faleceu no dia 16 de outubro. A ação ocorreu enquanto as equipes da PM e da Polícia Civil buscavam suspeitos de um latrocínio na região.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.