Breaking News

29 de jul 2025

Índia elimina militantes responsáveis pela morte de turistas em Caxemira

Forças indianas eliminam três militantes responsáveis pela morte de 26 civis em Caxemira, intensificando as tensões regionais.

O Ministro do Interior, Amit Shah, discursou na câmara baixa do parlamento indiano na terça-feira. (Foto: Sansad TV/ANI)

O Ministro do Interior, Amit Shah, discursou na câmara baixa do parlamento indiano na terça-feira. (Foto: Sansad TV/ANI)

Ouvir a notícia

Índia elimina militantes responsáveis pela morte de turistas em Caxemira - Índia elimina militantes responsáveis pela morte de turistas em Caxemira

0:000:00

Três militantes envolvidos no massacre de 26 civis em Caxemira foram mortos em uma operação das forças indianas, conforme anunciou o ministro do Interior da Índia, Amit Shah. O ataque, que ocorreu em abril, teve como alvo principalmente turistas hindus e intensificou as tensões entre Índia e Paquistão.

A operação foi realizada na segunda-feira, 16 de outubro, nas proximidades de Srinagar. Shah afirmou que os militantes foram identificados como Suleiman Shah e Afghan, ambos supostos membros do grupo militante Lashkar-e-Taiba, e um terceiro, Jibran. A identidade dos homens foi confirmada por testes forenses e balísticos, segundo o ministro.

O ataque de abril, um dos mais mortais na região em anos, deixou 26 mortos, incluindo turistas e um tratador de pôneis que tentou ajudar as vítimas. Após o massacre, a Índia acusou o Paquistão de apoiar os militantes, uma alegação que Islamabad nega. Em resposta ao ataque, a Índia lançou uma série de operações militares contra alvos no Paquistão e na Caxemira administrada pelo Paquistão, resultando em confrontos intensos.

A investigação do ataque foi transferida para a Agência Nacional de Investigação (NIA) logo após o ocorrido. Shah defendeu a rapidez da operação que levou à morte dos militantes, apesar das críticas sobre a segurança na região. Líderes da oposição questionaram a eficácia do governo em garantir a segurança dos cidadãos e a presença de forças de segurança no local do ataque.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela