29 de jul 2025
Moradores de Brumadinho são evacuados após falhas em barragem serem identificadas
Dez famílias de Quéias, em Brumadinho, são evacuadas por riscos na Barragem B 1A, após alerta de estabilidade marginal.

Defesa Civil de Brumadinho faz trabalho preventivo com famílias que vivem perto de barragem (Foto: Divulgação / Maria Julia - Prefeitura de Brumadinho)
Ouvir a notícia:
Moradores de Brumadinho são evacuados após falhas em barragem serem identificadas
Ouvir a notícia
Moradores de Brumadinho são evacuados após falhas em barragem serem identificadas - Moradores de Brumadinho são evacuados após falhas em barragem serem identificadas
Famílias evacuadas em Brumadinho devido a riscos na Barragem B-1A
Dez famílias da comunidade de Quéias, em Brumadinho, foram evacuadas nesta terça-feira (29) após a elevação do nível de emergência da barragem B-1A, da empresa Emicon. A mudança, que passou do nível 1 para o nível 2, foi motivada por "condições de estabilidade marginal" identificadas na estrutura da barragem.
A evacuação é uma medida preventiva coordenada pela Defesa Civil local, com a prefeitura se responsabilizando pelos custos de aluguéis temporários. Os moradores poderão escolher novos imóveis para residir por tempo indeterminado, até que a barragem seja reclassificada para o nível 1 de emergência.
Na semana passada, a Agência Nacional de Mineração (ANM) anunciou a elevação do nível de emergência, ressaltando que não foram encontradas anomalias que indicassem risco iminente de rompimento. Contudo, a ANM determinou a contratação de uma análise independente, devido à falta de conclusões definitivas em estudos anteriores, que apontaram insuficiências nas investigações geotécnicas.
A decisão de evacuação foi tomada em conjunto com o Ministério Público Federal, a Defesa Civil e outras entidades, visando a segurança dos moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS). A ANM também destacou que a região está em um período de estiagem, o que diminui os riscos de vazamento.
A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum) já havia solicitado ações de emergência e a revisão dos planos de segurança da barragem, reforçando a importância de medidas preventivas para proteger a população local.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.