30 de jul 2025
Aprovação de Lula cresce para 42% enquanto desaprovação recua para 53%
A aprovação de Lula cresce para 42%, enquanto a desaprovação cai para 53%, após repercussão do tarifaço de Trump.

Em meio à crise do 'tarifaço', Lula usa boné com a frase "O Brasil é dos brasileiros" (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)
Ouvir a notícia:
Aprovação de Lula cresce para 42% enquanto desaprovação recua para 53%
Ouvir a notícia
Aprovação de Lula cresce para 42% enquanto desaprovação recua para 53% - Aprovação de Lula cresce para 42% enquanto desaprovação recua para 53%
A aprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou uma melhora significativa em julho de 2024, conforme a pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira, 30. O levantamento, realizado entre 26 e 28 de julho, indica que 42% dos entrevistados aprovam a gestão, um aumento em relação aos 39% registrados em maio. A desaprovação caiu de 56% para 53%, reduzindo a diferença entre os índices de 17 para 11 pontos percentuais.
Fatores de Influência
Esse movimento positivo é atribuído, em parte, à repercussão do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Lula tem utilizado essa situação para reforçar um discurso de soberania nacional, o que, segundo analistas, pode ter contribuído para a melhora na percepção pública. O tarifaço foi justificado por Trump como uma resposta ao tratamento dado pelo Judiciário brasileiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A pesquisa do PoderData ouviu 2.500 pessoas em 182 municípios, abrangendo todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por telefone, com uma amostra proporcional em relação a sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica.
Avaliação Pessoal de Lula
Além da aprovação do governo, a avaliação pessoal de Lula também apresentou mudanças. O número de pessoas que consideram sua atuação como "ruim" ou "péssima" ainda é superior ao dos que a veem como "ótima" ou "boa" (41% contra 22%). Contudo, essa diferença já foi maior, indicando uma leve melhora na percepção do presidente.
Esse cenário representa um ponto de inflexão para o governo Lula, que enfrentava índices de desaprovação superiores a 50% nos meses anteriores. A nova dinâmica pode sinalizar uma mudança na percepção popular e um possível fortalecimento da gestão nos próximos meses.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.