02 de ago 2025
Estabilidade na avaliação do governo Lula é registrada após aumento de tarifas
Datafolha aponta estabilidade na aprovação do governo Lula, enquanto outros institutos indicam recuperação na avaliação presidencial

O presidente Lula (PT). (Foto: EVARISTO SA / AFP)
Ouvir a notícia:
Estabilidade na avaliação do governo Lula é registrada após aumento de tarifas
Ouvir a notícia
Estabilidade na avaliação do governo Lula é registrada após aumento de tarifas - Estabilidade na avaliação do governo Lula é registrada após aumento de tarifas
Uma pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado, 2, revela estabilidade na avaliação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com 29% de aprovação e 40% de desaprovação. O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 30 de julho, ouvindo 2.004 pessoas em 130 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Os números mostram que a avaliação positiva do governo Lula se manteve em relação à pesquisa anterior, realizada em junho, quando 28% dos entrevistados consideraram o governo "ótimo" ou "bom". O percentual de pessoas que avaliam o governo como "ruim" ou "péssimo" permaneceu em 40%. A pesquisa também indicou que 29% dos entrevistados consideram o governo "regular", uma leve queda em relação aos 31% do levantamento anterior.
Divergências nas Pesquisas
Enquanto o Datafolha aponta essa estabilidade, outros institutos de pesquisa, como o PoderData, indicaram uma recuperação na avaliação do presidente. O PoderData, por exemplo, revelou que a diferença entre desaprovação e aprovação caiu de 19 para 11 pontos percentuais desde maio. Levantamentos da Quaest e da AtlasIntel também mostraram um cenário mais favorável para Lula após o anúncio do tarifaço por Donald Trump, em 9 de julho.
A última vez que a avaliação positiva de Lula superou a negativa foi em dezembro de 2024, com 35% contra 34%. A pesquisa do Datafolha é parte de um acompanhamento regular da avaliação do governo, refletindo as percepções dos eleitores em um contexto político em constante mudança.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.