30 de jul 2025
Previ passa por mudança na presidência e anuncia novos rumos para a entidade
Lula demite João Fukunaga da presidência da Previ e nomeia Márcio Chiumento, em meio a reestruturação do Banco do Brasil.

Lula e João Fukunaga — Foto: Fotos de Pablo Porciúncula/AFP e Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Ouvir a notícia:
Previ passa por mudança na presidência e anuncia novos rumos para a entidade
Ouvir a notícia
Previ passa por mudança na presidência e anuncia novos rumos para a entidade - Previ passa por mudança na presidência e anuncia novos rumos para a entidade
Lula confirmou a demissão de João Fukunaga da presidência da Previ, o maior fundo de pensão do Brasil, durante uma audiência com Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil. A mudança, que ocorre em meio a uma reestruturação na administração do banco, será oficialmente anunciada na segunda quinzena de agosto em uma reunião do conselho.
Fukunaga estava à frente da Previ desde março de 2023 e sua gestão foi alvo de análises devido às mudanças na liderança do Banco do Brasil. A Previ, que administra um patrimônio de aproximadamente R$ 270 bilhões, terá como novo presidente Márcio Chiumento, atual diretor de Participações do fundo. Chiumento possui uma longa trajetória no Banco do Brasil, onde ingressou em 2000 e ocupou diversos cargos ao longo de seus 25 anos de carreira.
A expectativa é que Fukunaga assuma um novo cargo em uma subsidiária do Banco do Brasil, com a possibilidade de ir para a Cateno, uma empresa criada pela fusão entre Bradesco e Banco do Brasil. Essa movimentação reflete as mudanças estratégicas que estão sendo implementadas na gestão dos fundos e na administração do banco estatal.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.