31 de jul 2025
Centrão critica postura dos EUA e de Moraes e complica anistia no Brasil
Pressão internacional e sanções complicam a aprovação de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro no Brasil.

Donald Trump, presidente dos EUA, impôs tarifa de 50% a produtos brasileiros (Foto: Jacquelyn Martin/AP)
Ouvir a notícia:
Centrão critica postura dos EUA e de Moraes e complica anistia no Brasil
Ouvir a notícia
Centrão critica postura dos EUA e de Moraes e complica anistia no Brasil - Centrão critica postura dos EUA e de Moraes e complica anistia no Brasil
BRASÍLIA – A possibilidade de aprovação de uma anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro enfrenta um cenário cada vez mais adverso. A aplicação da Lei Magnitsky pelo governo dos Estados Unidos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, intensificou a pressão sobre o Congresso Nacional. Líderes da Câmara dos Deputados afirmam que a situação se deteriora diariamente.
A imposição de tarifas de 50% pelo presidente americano, Donald Trump, e as declarações do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sobre a necessidade de uma anistia "ampla, geral e irrestrita" para melhorar as relações entre Brasil e EUA complicam ainda mais o cenário. Eduardo alertou que os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), podem ser alvos das sanções americanas.
Reações no Congresso
Na quarta-feira, 30, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que as sanções a Moraes devem servir como um alerta para as autoridades brasileiras. Motta, por sua vez, declarou que o Brasil, como país soberano, não pode aceitar sanções de nações estrangeiras direcionadas a membros do governo. Alcolumbre reforçou que o Legislativo não admite interferências externas em suas atividades.
O clima para a anistia já era tenso desde o início do recesso parlamentar. Tanto no STF quanto no Congresso, a percepção é de que a única solução viável seria um abrandamento das penas para alguns dos detidos que vandalizaram a sede dos Três Poderes. A situação atual, marcada por sanções e tensões diplomáticas, torna a aprovação de qualquer medida de anistia ainda mais complexa.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.