NotíciasEconomia

07 de ago 2025

EUA implementam tarifas recíprocas que afetam diversos parceiros comerciais

Trump impõe tarifas de até 50% sobre produtos de 69 países, incluindo Brasil e Índia, em resposta a políticas econômicas e compras de petróleo russo

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com repórteres antes de embarcar no Marine One para partir para Nova Jersey, na Casa Branca em Washington, D.C., EUA, 1º de agosto de 2025. (Foto: Jonathan Ernst | Reuters)

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com repórteres antes de embarcar no Marine One para partir para Nova Jersey, na Casa Branca em Washington, D.C., EUA, 1º de agosto de 2025. (Foto: Jonathan Ernst | Reuters)

Ouvir a notícia

EUA implementam tarifas recíprocas que afetam diversos parceiros comerciais - EUA implementam tarifas recíprocas que afetam diversos parceiros comerciais

0:000:00

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a implementação de tarifas recíprocas de até 50% sobre produtos de 69 países, incluindo Brasil e Índia. As novas taxas, que começaram a vigorar na madrugada de 7 de setembro, visam retaliar políticas econômicas e compras de petróleo russo, segundo Trump.

Em sua plataforma Truth Social, Trump celebrou a medida, afirmando que bilhões de dólares estão agora fluindo para os EUA. Ele destacou que as tarifas são uma resposta a anos de exploração econômica por parte de outros países. As tarifas variam de 10% a 50%, com o Brasil enfrentando a taxa máxima e a Índia, que atualmente paga 25%, subindo para 50% ainda este mês.

As tarifas sobre produtos de outros países também foram elevadas, com 39% para a Suíça e 35% para o Canadá. A decisão de Trump reflete uma estratégia mais ampla para proteger a indústria americana e corrigir desequilíbrios comerciais. A medida, no entanto, pode gerar tensões adicionais nas relações comerciais internacionais.

Além disso, a Agência de Alfândega e Proteção da Fronteira dos EUA iniciou a cobrança das novas tarifas após intensas negociações. Mercadorias em trânsito antes do prazo final, que é 5 de outubro, poderão entrar com tarifas anteriores mais baixas. A situação é complexa, e muitos países afetados buscam formas de contornar ou contestar as novas imposições.

As reações internacionais ainda estão sendo avaliadas, mas a expectativa é que os países afetados, como Brasil e Índia, enfrentem desafios significativos devido às novas tarifas. A situação pode impactar as cadeias de suprimento globais e o comércio internacional de forma mais ampla.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela