09 de abr 2025
Câmara dos Deputados da Argentina cria comissão para investigar fraude da criptomoeda $Libra
Câmara dos Deputados da Argentina cria comissão para investigar fraudes na criptomoeda $Libra, resultando em nova derrota para Javier Milei.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Câmara dos Deputados da Argentina cria comissão para investigar fraude da criptomoeda $Libra
Ouvir a notícia
Câmara dos Deputados da Argentina cria comissão para investigar fraude da criptomoeda $Libra - Câmara dos Deputados da Argentina cria comissão para investigar fraude da criptomoeda $Libra
A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou a criação de uma comissão para investigar fraudes relacionadas à criptomoeda $Libra, promovida pelo presidente Javier Milei. A decisão, que representa a segunda derrota do líder no Congresso em menos de uma semana, foi aprovada com 128 votos a favor, 93 contra e sete abstenções. O objetivo da comissão é investigar os eventos que levaram a prejuízos multimilionários para investidores locais e estrangeiros.
Os deputados convocaram o chefe de gabinete de ministros, Guillermo Francos, e os ministros da Economia, Luis Caputo, e da Justiça, Mariano Cúneo Libarona, para depor em 22 de abril. A primeira reunião da comissão está marcada para 23 de abril. A aprovação da comissão ocorre após a rejeição das indicações de Milei à Suprema Corte na semana anterior.
Em fevereiro, Milei divulgou a $Libra como um "projeto privado" para impulsionar a economia argentina, atraindo cerca de 40.000 investidores. O ativo digital chegou a ser negociado a US$ 4.978 (aproximadamente R$ 28.512). No entanto, a situação se complicou quando investidores começaram a vender a moeda, levando Milei a apagar sua publicação original e alegar que não estava ciente dos detalhes do projeto.
A manobra, conhecida como "rug pull" (puxada de tapete), ocorre quando um ativo é promovido e o projeto é encerrado abruptamente, causando perdas aos investidores. O deputado Pablo Juliano, do partido de oposição Democracia para Todos, criticou a promoção da criptomoeda, afirmando que o presidente fraudou milhões de pessoas ao redor do mundo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.