14 de ago 2025
São Paulo registra o inverno mais frio em três décadas, segundo o Inmet
Defesa Civil alerta para novas ondas de frio em São Paulo, onde inverno de 2023 registra as menores temperaturas em 30 anos

Pedestres agasalhados enfrentam o frio na região central de São Paulo (Foto: BRUNO ESCOLASTICO/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO)
Ouvir a notícia:
São Paulo registra o inverno mais frio em três décadas, segundo o Inmet
Ouvir a notícia
São Paulo registra o inverno mais frio em três décadas, segundo o Inmet - São Paulo registra o inverno mais frio em três décadas, segundo o Inmet
O inverno de 2023 em São Paulo se destaca como o mais frio em três décadas, com médias mínimas de 12,2 °C. A Defesa Civil Municipal mantém um alerta para as baixas temperaturas desde 22 de junho, e novas ondas de frio são esperadas até o final da estação.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a média das mínimas deste inverno é a mais baixa desde 1994, quando a média foi de 10,8 °C. As máximas, por sua vez, estão em 22,4 °C, apenas um pouco acima da média de 22 °C registrada em 1996. O inverno se estende até 22 de setembro, e meteorologistas não descartam a possibilidade de mais uma ou duas ondas de frio.
César Soares, meteorologista da Climatempo, explica que a sensação de temperaturas amenas nos últimos invernos fez com que a população se desacostumasse com o frio. Ele ressalta que a presença de massas de ar polar é comum nesta época do ano, contrastando com os invernos anteriores, que foram marcados por calor excessivo.
O fim de semana promete uma nova queda nas temperaturas, reforçando a necessidade de cuidados com a saúde, especialmente para grupos vulneráveis. A primavera, que se aproxima, ainda está prevista para chegar apenas em 22 de setembro, prolongando a expectativa por dias mais quentes.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.