Alimentação saudável reduz ansiedade, depressão e estresse; descubra como
Estudo revela que dieta rica em vegetais reduz sofrimento psicológico, especialmente entre mulheres, enquanto refrigerantes aumentam risco de depressão

Vegetais (Foto: Freepik)
Ouvir a notícia:
Alimentação saudável reduz ansiedade, depressão e estresse; descubra como
Ouvir a notícia
Alimentação saudável reduz ansiedade, depressão e estresse; descubra como - Alimentação saudável reduz ansiedade, depressão e estresse; descubra como
Uma pesquisa recente publicada na revista International Journal of Environmental Research and Public Health revela que uma dieta rica em vegetais e frutas pode reduzir o sofrimento psicológico. O estudo, que analisou dados de mais de 45 mil australianos, mostra que indivíduos que consomem menos de uma porção de vegetais por dia têm 1,6 vez mais risco de enfrentar problemas como depressão e ansiedade em comparação àqueles que ingerem cinco ou mais porções diárias.
A pesquisa, conduzida por cientistas da QUT e do Instituto de Pesquisa Translacional de Brisbane, destaca que o impacto positivo do consumo de vegetais é mais pronunciado entre as mulheres. A médica Kerri Gillespie, primeira autora do estudo, explica que as mulheres continuam a se beneficiar de uma dieta rica em vegetais até cinco porções diárias, enquanto os homens apresentam benefícios máximos com três ou quatro porções.
Relação com Refrigerantes
Além dos vegetais, o estudo também investiga o efeito de refrigerantes açucarados na saúde mental. Gillespie aponta que o consumo de sete ou mais copos de refrigerante por semana pode aumentar o risco de depressão em quase cinco vezes. Por outro lado, uma dieta rica em fibras está associada a níveis ligeiramente menores de ansiedade.
Embora os pesquisadores alertem que a correlação não implica causalidade, eles enfatizam a importância de considerar como a dieta pode influenciar a saúde psicológica. A professora Selena Bartlett, última autora do estudo, ressalta que a pesquisa reforça as recomendações de dietas ricas em vegetais e com baixo teor de açúcar, destacando a necessidade de mais investigações sobre o tema.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.