11 de abr 2025
Inflação de março é impulsionada por alimentos; expectativa de alívio nos próximos meses
Inflação de alimentos deve desacelerar, com deflação do ovo prevista para abril. Carne bovina e café, no entanto, continuam a pressionar preços.
Preços dos alimentos têm pressionado a inflação (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)
Ouvir a notícia:
Inflação de março é impulsionada por alimentos; expectativa de alívio nos próximos meses
Ouvir a notícia
Inflação de março é impulsionada por alimentos; expectativa de alívio nos próximos meses - Inflação de março é impulsionada por alimentos; expectativa de alívio nos próximos meses
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março teve um aumento de 1,31%, com os preços de alimentos como ovo, tomate e café sendo os principais responsáveis, representando um quarto da inflação do mês. A previsão é de que a inflação dos alimentos desacelere nos próximos meses, com deflação esperada para o ovo a partir de abril.
Fábio Romão, economista da LCA Consultores, aponta que a inflação dos alimentos deve cair de 0,95% em abril para 0,11% em maio e 0,12% em junho. Ele atribui essa desaceleração à supersafra prevista e ao comportamento sazonal dos preços, que costumam se estabilizar no meio do ano. A deflação do ovo, que acumulou alta de 20% nos últimos doze meses, deve se intensificar nos próximos meses.
Por outro lado, a carne bovina deve apresentar um comportamento diferente. Após uma trégua em março, Romão acredita que os preços voltarão a subir, já que no atacado essa tendência já é observada. O economista considera que o alívio recente nos preços foi pontual e que a carne continuará a pressionar o índice inflacionário.
O café, que teve um aumento de 77,8% nos últimos doze meses, também deve registrar altas mensais mais modestas a partir de maio. Romão projeta que o café acumulará 39,6% em 2024 e 33,8% em 2025. A LCA Consultores revisou a projeção para a inflação de alimentos no domicílio de 8,2% para 7,5% para o ano, devido a boas safras e recuo nos preços de produtos in natura.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.