10 de mai 2025
IPVA 2025: Última parcela vence em 13 de maio para veículos com placas terminadas em 1
Última parcela do IPVA 2025 em SP vence em 13 de fevereiro. Atrasos geram multa de 0,33% ao dia e impedem licenciamento do veículo.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
IPVA 2025: Última parcela vence em 13 de maio para veículos com placas terminadas em 1
Ouvir a notícia
IPVA 2025: Última parcela vence em 13 de maio para veículos com placas terminadas em 1 - IPVA 2025: Última parcela vence em 13 de maio para veículos com placas terminadas em 1
O calendário de vencimento da última parcela do IPVA 2025 em São Paulo inicia em 13 de fevereiro. O pagamento será feito para veículos com placas terminadas em 1. Proprietários que parcelaram o imposto têm até 24 de maio para quitar a dívida.
A multa por atraso é de 0,33% ao dia, além de juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa é fixada em 20% sobre o valor do tributo. O pagamento pode ser realizado via PIX, gerando um QR code que expira em 15 minutos.
Veículos com IPVA em atraso não podem ser licenciados, o que pode resultar em apreensão e multa aplicada pela autoridade de trânsito. Além disso, a inadimplência impede o acesso aos créditos da Nota Fiscal Paulista.
Os prazos para caminhões e tratores são diferentes, com vencimentos em 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro. A alíquota do IPVA para a maioria dos veículos é de 4%. Por exemplo, um carro avaliado em R$ 35 mil terá um IPVA de R$ 1,4 mil. Veículos com 20 anos ou mais são isentos do imposto.
A Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) disponibiliza informações sobre o valor do IPVA, incluindo ano de fabricação e alíquota aplicável. Cerca de 950 mil veículos são isentos, imunes ou dispensados do pagamento, como táxis e veículos de pessoas com deficiência.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.