27 de jun 2025


IGP-M registra queda de 1,67% em junho com influência das safras agrícolas
IGP M registra queda de 1,67% em junho, impulsionado pela deflação nos preços de alimentos e aumento nos custos da construção civil.

Plantação de feijão em Capão Bonito, interior de SP (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
IGP-M registra queda de 1,67% em junho com influência das safras agrícolas
Ouvir a notícia
IGP-M registra queda de 1,67% em junho com influência das safras agrícolas - IGP-M registra queda de 1,67% em junho com influência das safras agrícolas
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou uma queda de 1,67% em junho, acentuando a deflação observada em maio, quando a redução foi de 0,49%. Com isso, o índice acumula uma baixa de 0,94% no ano e uma alta de 4,39% nos últimos 12 meses, conforme dados do FGV Ibre.
A desaceleração da inflação é impulsionada pela maior oferta de alimentos, resultado do avanço das safras. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que compõe o IGP-M, caiu 2,53%, refletindo a redução nos preços de 21 dos 27 itens do grupo agropecuário, segundo Matheus Dias, economista do FGV IBRE.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) também apresentou desaceleração, subindo apenas 0,22% em junho, após uma alta de 0,37% em maio. A alimentação em domicílio, que passou de 0,46% para -0,19%, foi um dos principais fatores para essa queda. Seis das oito classes de despesa que compõem o IPC mostraram recuos nas taxas de variação.
Desempenho do Setor
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por outro lado, acelerou para 0,96% em junho, após uma variação de 0,26% no mês anterior. Essa alta foi impulsionada principalmente pela mão de obra, que teve um aumento significativo nos custos, passando de 0,72% para 2,12%.
Os dados recentes indicam uma tendência de queda nos preços, especialmente em alimentos, o que pode impactar positivamente o poder de compra dos consumidores. A expectativa é que essa desaceleração continue, refletindo um cenário mais favorável para a economia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.