22 de jan 2025
Fraudes online superam vendas legítimas em 60% no primeiro semestre de 2024, aponta Visa
Fraudes no e commerce superaram vendas legítimas no primeiro semestre de 2024. O valor das fraudes foi 60% maior que o das transações reais, segundo a Visa. Dispositivos móveis foram responsáveis por 55% das fraudes registradas. Estados mais afetados incluem São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Noventa por cento dos estornos ocorreram em até 45 dias após a compra.
Estados que concentram um maior volume de fraudes foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná (Foto: Shutterstock)
Ouvir a notícia:
Fraudes online superam vendas legítimas em 60% no primeiro semestre de 2024, aponta Visa
Ouvir a notícia
Fraudes online superam vendas legítimas em 60% no primeiro semestre de 2024, aponta Visa - Fraudes online superam vendas legítimas em 60% no primeiro semestre de 2024, aponta Visa
O primeiro semestre de 2024 apresentou um cenário alarmante no e-commerce, onde o ticket médio de fraudes superou em 60% o de vendas legítimas, conforme levantamento da Visa. Este aumento significativo nas ações criminosas destaca a vulnerabilidade do setor, especialmente em um momento em que as transações online estão em alta. Embora o valor médio das fraudes não tenha sido divulgado, a análise revela que 55% das fraudes ocorreram por meio de dispositivos móveis, indicando uma tendência preocupante.
Os dados também mostram que os estados mais afetados por fraudes foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. Esses locais concentram um volume elevado de transações fraudulentas, o que pode estar relacionado ao aumento das compras online. Além disso, 90% dos estornos de cobrança foram realizados até 45 dias após a compra, sugerindo que muitos consumidores estão atentos a possíveis irregularidades nas transações.
O levantamento ainda aponta que os estados com maior percentual de chargeback, que é o estorno de uma transação, incluem Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Roraima. A Visa enfatiza que, apesar do crescimento das fraudes, os pedidos de reembolso podem ocorrer por diversas razões, como arrependimento da compra, problemas na entrega e insatisfação com o produto, além das fraudes.
Essas informações abrangem todas as bandeiras de cartões de crédito e refletem a necessidade urgente de medidas de segurança mais robustas no e-commerce, a fim de proteger tanto os consumidores quanto os comerciantes de ações fraudulentas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.