15 de mai 2025

Preços da carne bovina caem com aumento de oferta, mas tendência de alta pode surgir
Previsões indicam que a retenção de fêmeas pode elevar os preços da carne bovina, enquanto a safra de grãos apresenta cenários mistos.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Preços da carne bovina caem com aumento de oferta, mas tendência de alta pode surgir
Ouvir a notícia
Preços da carne bovina caem com aumento de oferta, mas tendência de alta pode surgir - Preços da carne bovina caem com aumento de oferta, mas tendência de alta pode surgir
O preço da arroba do boi apresentou queda nos últimos meses, resultado do aumento na oferta e dos abates. Segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril, a carne bovina teve deflação de 0,08% em relação a março, acumulando uma queda de 1,26% no ano.
O relatório do Bradesco indica que, no segundo semestre, pode ocorrer uma retenção de fêmeas para reprodução e reposição de bezerros. Essa estratégia pode reduzir a oferta de carne bovina e, consequentemente, pressionar os preços para cima. O documento também menciona que os abates de frangos e suínos devem aumentar, impulsionados pela migração do consumo da carne bovina para proteínas mais acessíveis, o que pode elevar os preços dessas carnes na segunda metade do ano.
Além disso, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou suas estimativas para a safra de milho e soja para cima, devido ao aumento da área plantada e ganhos de produtividade. Em contrapartida, a estimativa para o trigo foi reduzida, refletindo uma menor área cultivada. Apesar da tendência de baixa nos preços dos grãos, o Bradesco ressalta que a baixa comercialização e a capacidade limitada de armazenamento devem manter os preços em patamares rentáveis.
O milho já apresenta queda de preços com a aproximação da colheita da segunda safra, que promete ser volumosa. Essa situação pode impactar o mercado de carnes e a dinâmica de preços nos próximos meses.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.