16 de jan 2025
Musk pode complicar a relação comercial entre Estados Unidos e Índia
Donald Trump promete tarifas sobre importações da China, beneficiando a Índia. Rumores indicam que tarifas podem ser direcionadas, não abrangentes. Elon Musk pode influenciar a política comercial dos EUA com a China. Inflação na Índia desacelerou para 5,22%, oferecendo espaço para cortes de juros. Governo indiano confia na estabilidade da moeda e no fornecimento de petróleo.
"O Primeiro-Ministro indiano Narendra Modi se encontra com Elon Musk nos EUA em 20 de junho de 2023. (Foto: Indian Press Information Bureau | Anadolu Agency | Getty Images)"
Ouvir a notícia:
Musk pode complicar a relação comercial entre Estados Unidos e Índia
Ouvir a notícia
Musk pode complicar a relação comercial entre Estados Unidos e Índia - Musk pode complicar a relação comercial entre Estados Unidos e Índia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prestes a assumir o cargo, promete implementar tarifas severas sobre importações da China, o que pode beneficiar a Índia. Economistas, como Shilan Shah e Marcel Thieliant da Capital Economics, afirmam que "India e Indonésia podem ser os maiores vencedores imediatos" dessa disputa comercial, já que não estão no foco de Trump e possuem mercados internos em crescimento. No entanto, analistas alertam que as tarifas podem gerar inflação sem necessariamente reviver a manufatura americana.
Recentemente, especulações indicam que as tarifas não serão amplas. Scott Bessent, indicado para o cargo de Secretário do Tesouro, deve apresentar uma política comercial focada em tarifas direcionadas. Por outro lado, Elon Musk, CEO da Tesla, pode influenciar negativamente o crescimento econômico da Índia, já que possui interesses significativos na China e busca uma resolução rápida para as tensões comerciais. Há rumores de que a China considera permitir que Musk adquira as operações do TikTok nos EUA, o que poderia amenizar as relações entre os dois países.
A Índia, por sua vez, está tentando atrair Musk, reduzindo temporariamente as tarifas de importação de veículos elétricos para 15% em 2024, após décadas de taxas de 100%. Contudo, Gaurav Narain, do India Capital Growth Fund, observa que "um acordo entre EUA e China seria um resultado negativo para a Índia", pois diminuiria a urgência de diversificação das cadeias de suprimento. Economistas acreditam que a pandemia e a busca por alternativas à China são fatores que impulsionam essa mudança, independentemente das tarifas.
Em relação à economia indiana, a inflação caiu para 5,22% em dezembro, abaixo da expectativa de 5,30%. Isso pode abrir espaço para cortes nas taxas de juros pelo RBI. Além disso, a Índia não prevê problemas com a depreciação da moeda ou escassez de petróleo, apesar das sanções dos EUA ao petróleo russo. O mercado de ações indiano, embora tenha começado o ano em baixa, mostra sinais de recuperação, com o índice Nifty 50 apresentando uma leve alta nos últimos dias.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.