19 de jan 2025
Britânica critica novo imposto sobre estrangeiros e alerta para crise imobiliária em Espanha
O governo da Espanha propôs doze medidas para enfrentar a crise habitacional. A proposta inclui limitar a compra de imóveis por estrangeiros não residentes. A medida gerou debate intenso no Reino Unido, afetando proprietários locais. Renee Hoenderkamp, proprietária, criticou a limitação como "draconiana". A proposta visa proteger o mercado local e controlar a especulação imobiliária.
Publicação de TikTok de @gbnews (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Britânica critica novo imposto sobre estrangeiros e alerta para crise imobiliária em Espanha
Ouvir a notícia
Britânica critica novo imposto sobre estrangeiros e alerta para crise imobiliária em Espanha - Britânica critica novo imposto sobre estrangeiros e alerta para crise imobiliária em Espanha
O Governo da Espanha está implementando um plano com doze medidas para enfrentar a crise habitacional, incluindo a reforma fiscal que fará com que os imóveis turísticos sejam tributados como negócios. Outra proposta é a isenção fiscal de 100% do IRPF para proprietários que alugarem suas residências, conforme um índice de referência. Uma das medidas mais polêmicas é a limitação da compra de imóveis por estrangeiros não residentes de países fora da União Europeia, que acarretaria uma carga fiscal de 100% do valor do imóvel.
Essa proposta gerou um intenso debate, especialmente no Reino Unido. Em entrevista ao canal britânico GB News, a proprietária Renee Hoenderkamp comentou sobre a situação. Ela expressou alívio por ter adquirido sua casa há alguns anos, quando o imposto de compra era de cerca de 12%. Hoenderkamp alertou que essa nova medida poderia, no futuro, "destruir o mercado", dificultando a venda de imóveis e exacerbando a escassez para os locais, especialmente em áreas como Málaga, onde há resistência ao turismo.
Apesar de criticar a proposta, Hoenderkamp reconheceu que muitos turistas britânicos têm se comportado de maneira "espantosa". Ela descreveu a medida como "draconiana", mas também compreendeu a preocupação dos espanhóis em relação ao aumento dos preços das casas devido à compra por estrangeiros. "Nunca o faríamos, não teríamos a coragem para fazer isso", concluiu, refletindo sobre a complexidade da situação habitacional na Espanha.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.