Economia

Efeito Trump dificulta grandes investimentos imobiliários no mercado espanhol

A guerra comercial de Trump gera incertezas no mercado imobiliário espanhol, afetando grandes operações como Livensa e Aedas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostra uma tabela com os aranceles que quer aplicar a distintos países, em uma foto de arquivo na Casa Branca. (Foto: KENT NISHIMURA / POOL - EFE)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostra uma tabela com os aranceles que quer aplicar a distintos países, em uma foto de arquivo na Casa Branca. (Foto: KENT NISHIMURA / POOL - EFE)

Ouvir a notícia

Efeito Trump dificulta grandes investimentos imobiliários no mercado espanhol - Efeito Trump dificulta grandes investimentos imobiliários no mercado espanhol

0:000:00

A guerra comercial iniciada por Donald Trump continua a impactar o mercado imobiliário global, gerando incertezas entre investidores. No mercado espanhol, operações significativas, como a venda da plataforma de residências de estudantes Livensa e a participação da Aedas Homes, enfrentam hesitação por parte de fundos internacionais.

Especialistas apontam que a volatilidade e a imprevisibilidade geradas pela guerra tarifária estão dificultando a captação de capital. A incerteza sobre as consequências do endurecimento das tarifas faz com que os principais fundos hesitem em realizar grandes operações. Um diretor de uma firma do setor afirmou que “os grandes fundos estão contemporizando muito” devido ao medo de uma possível recessão.

A venda da Livensa, que possui 22 residências e projetos para 9.000 vagas, está atraindo o interesse de grandes investidores, como Axa e KKR. As primeiras propostas superaram € 1,2 bilhão, mas a decisão final ainda está pendente. A situação da Aedas Homes, que possui um portfólio de mais de 24.000 terrenos para construção, também é incerta, com a venda de sua participação de 79% por Castlelake em negociação.

Outra operação em destaque é a desinvestimento da Blackstone na Hotel Investment Partners (HIP), a maior proprietária de hotéis da Espanha. A empresa está considerando tanto a venda quanto uma oferta pública inicial, mas não tem pressa para formalizar a operação. O apetite por ativos hoteleiros permanece forte, especialmente em um mercado turístico em crescimento.

Por fim, a Nestar, uma plataforma de habitação em aluguel, está avaliando a possibilidade de venda de parte de sua carteira, que inclui 9.100 casas avaliadas em cerca de R$ 1,8 bilhão. Os acionistas não têm pressa, mas a alta demanda por esse tipo de ativo pode acelerar decisões, dependendo do cenário econômico influenciado por Trump.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela