25 de fev 2025
FMI projeta crescimento de 5% para a economia argentina em 2025 sob liderança de Milei
O FMI prevê crescimento de 5% no PIB argentino em 2025 e 2026. Javier Milei, presidente da Argentina, é elogiado por suas políticas econômicas. O índice de risco país da Argentina caiu para o menor nível desde 2018. O peso argentino foi considerado a "melhor moeda do mundo" ajustada à inflação. O salário médio em dólares quase dobrou, atingindo 990 dólares sob Milei.
Presidente da Argentina, Javier Milei - 22/05/2024 (Marcelo Endelli/Getty Images)
Ouvir a notícia:
FMI projeta crescimento de 5% para a economia argentina em 2025 sob liderança de Milei
Ouvir a notícia
FMI projeta crescimento de 5% para a economia argentina em 2025 sob liderança de Milei - FMI projeta crescimento de 5% para a economia argentina em 2025 sob liderança de Milei
A Argentina deve experimentar um crescimento econômico significativo neste ano, conforme prevê o Fundo Monetário Internacional (FMI). Após uma contração de 2,8% em 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) argentino deve aumentar 5% em 2025 e 2026. O FMI elogiou as políticas implementadas pelo presidente Javier Milei, que assumiu o cargo há pouco mais de um ano. Pierre-Olivier Gourinchas, economista-chefe do FMI, afirmou que "estamos observando uma virada significativa na economia argentina em 2025".
Recentemente, o índice de risco-país da Argentina caiu para o menor nível desde 2018, refletindo uma percepção mais positiva dos investidores sobre a dívida do país. O índice é calculado pelo banco americano J.P. Morgan. Além disso, a consultoria GMA Capital destacou o peso argentino como "a melhor moeda do mundo" quando ajustada à inflação, que ainda apresenta taxas anuais na casa dos três dígitos.
O salário médio na Argentina, em dólares, quase dobrou no primeiro ano de Milei, alcançando 990 dólares. A diferença entre as taxas oficiais e o chamado dólar blue caiu de 200% para cerca de 20%, indicando uma maior estabilidade no mercado cambial. Essas mudanças são vistas como um reflexo das reformas econômicas implementadas pelo governo.
Essas previsões e análises do FMI e de consultorias financeiras indicam uma recuperação econômica promissora para a Argentina, que busca se reerguer após anos de dificuldades financeiras. A expectativa é que as políticas de Milei continuem a impactar positivamente a economia do país nos próximos anos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.