Economia

Moedas emergentes se recuperam com otimismo sobre o dólar e mudanças nas tarifas dos EUA

Moedas emergentes, como real e peso colombiano, recuperam se em 2025. A gestora Ninety One prevê fortalecimento das divisas frente ao dólar. Expectativa de tarifas menos severas de Trump impulsiona otimismo no mercado. Indicadores mostram apetite por moedas emergentes no nível mais alto desde 2024. Investidores apostam em moedas latino americanas, com retornos de 7,3% em 2025.

Av. 23 de maio, São Paulo: moedas como o real e o peso colombiano registram ganhos acumulados no ano de mais de 6% (Foto: Tuane Fernandes/Bloomberg)

Av. 23 de maio, São Paulo: moedas como o real e o peso colombiano registram ganhos acumulados no ano de mais de 6% (Foto: Tuane Fernandes/Bloomberg)

Ouvir a notícia

Moedas emergentes se recuperam com otimismo sobre o dólar e mudanças nas tarifas dos EUA - Moedas emergentes se recuperam com otimismo sobre o dólar e mudanças nas tarifas dos EUA

0:000:00

As moedas de mercados emergentes estão apresentando uma recuperação inesperada no início de 2025, com investidores demonstrando otimismo diante de indícios de uma mudança na trajetória do dólar americano. A gestora Ninety One prevê que as divisas dos países em desenvolvimento se valorizem em relação ao dólar, revertendo previsões anteriores. A Lazard Asset Management também expressou um viés positivo em relação a esses ativos. Essa mudança de perspectiva ocorre em um contexto onde moedas como o real e o peso colombiano acumulam ganhos superiores a 6% no ano.

Os ganhos são impulsionados pela desvalorização do dólar, que caiu após sinais de que as tarifas prometidas pelo presidente Donald Trump podem ser menos severas do que o esperado. Além disso, preocupações com o crescimento econômico dos Estados Unidos e a possibilidade de estímulos fiscais na Europa também contribuem para a queda do dólar. Grant Webster, da Ninety One, comparou a situação atual com o início do primeiro mandato de Trump, quando as moedas emergentes se valorizaram após uma reversão do dólar.

Apesar de uma leve queda no índice MSCI de moedas emergentes após o anúncio de tarifas contra México e Canadá, o índice ainda apresenta um aumento de 1,1% em 2025, enquanto o índice Bloomberg Dollar Spot caiu 1,3%. Arif Joshi, da Lazard, acredita que a abordagem mais moderada de Trump em relação à política comercial pode resultar em um aumento efetivo de apenas 2% nas tarifas, muito abaixo das expectativas anteriores. Isso pode reverter o rali do dólar observado entre setembro e janeiro.

Dados recentes indicam um aumento no apetite por moedas emergentes, com um indicador do Citi mostrando o maior interesse desde a eleição nos Estados Unidos. Quinze das vinte e três moedas monitoradas apresentaram compras líquidas no último mês. O desempenho das moedas latino-americanas, especialmente aquelas com altas taxas de juros, tem sido destacado, com retornos de aproximadamente 7,3% para investidores que compraram pesos colombianos, chilenos e o real brasileiro. No entanto, a estratégia de carry trade enfrenta incertezas, especialmente em relação ao impacto da política econômica de Trump nas taxas de juros globais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela