Economia

Tarifas elevam probabilidade de recessão nos EUA para 35%, afirma Pimco

A probabilidade de recessão nos EUA em 2025 subiu para 35%, segundo Alec Kersman. Aumento do consumo interno pode impulsionar o PIB, apesar das tarifas comerciais. Trump anunciou a duplicação das tarifas sobre aço e alumínio canadenses para 50%. Recuo de Trump ocorreu após negociações com o premiê de Ontário, Doug Ford. Geopolítica influencia economias, com tarifas alterando padrões de consumo.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

Tarifas elevam probabilidade de recessão nos EUA para 35%, afirma Pimco - Tarifas elevam probabilidade de recessão nos EUA para 35%, afirma Pimco

0:000:00

A probabilidade de uma recessão nos Estados Unidos em 2025 aumentou para 35%, segundo Alec Kersman, diretor da Pimco, durante o evento CONVERGE LIVE em Cingapura. Essa estimativa subiu em relação aos 15% previstos em dezembro de 2024, à medida que os efeitos das tarifas impostas pelo governo de Donald Trump começam a ser sentidos. Apesar disso, Kersman acredita que a economia americana ainda pode crescer entre 1% e 1,5%, embora isso represente uma queda significativa nas expectativas anteriores.

Kamal Bhatia, presidente da Principal Asset Management, destacou que o aumento do consumo interno, impulsionado por essas políticas comerciais, pode levar a um crescimento econômico superior ao esperado. Ele observou que as guerras comerciais podem fazer com que os países se tornem mais insulares, resultando em um aumento do patriotismo que incentiva o consumo local. Bhatia enfatizou que muitos subestimam esses efeitos, concentrando-se nas consequências externas sobre o produto interno bruto (PIB).

O consumo de bens e serviços representa cerca de dois terços do PIB dos EUA, o que sugere uma alta probabilidade de que um aumento nas despesas domésticas, induzido por tarifas, possa resultar em um desempenho econômico melhor do que o previsto. Bhatia também mencionou que as mudanças nos padrões de consumo estão ocorrendo em um contexto onde a geopolítica começa a influenciar mais as economias e os mercados.

Recentemente, Trump anunciou a duplicação das tarifas sobre as importações de aço e alumínio canadenses para 50%, em resposta à sobretaxa de 25% imposta pelo Premier de Ontário sobre as exportações de eletricidade para os EUA. No entanto, após negociações com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, Ford decidiu suspender a sobretaxa, levando Trump a recuar em sua decisão.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela